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a principio ad anno domini 529

Introdução à religião grega

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Cena de sacrifício, -430/-420.
ἐὰν μὲν κεχαρισμένα τις ἐπίστηται τοῖς θεοῖς λέγειν τε καὶ πράττειν εὐχόμενός τε καὶ θύων, ταῦτ' ἔστι τὰ ὅσια, καὶ σῴζει τὰ τοιαῦτα τούς τε ἰδίους οἴκους καὶ τὰ κοινὰ τῶν πόλεων·. t
Platão, Euthphr. 14b, sæc. -IV.

INITeligião grega, ao contrário do que se imagina, não é a mesma coisa que Mitologia grega. A "mitologia" reúne histórias que podem envolver ou não fenômenos sobrenaturais ("divinos"); a "religião" abrange todas as formas de comportamento através dos quais o homem procura se relacionar com a divindade.

Os antigos gregos não utilizavam nenhuma palavra parecida com o termo "religião", de uso corrente entre nós; para eles, o que importava era a εὐσέβεια, "piedade", ou seja, o respeito e a reverência devida aos deuses. Tudo era da alçada dos deuses e deles não se esperava nenhum favor especial pois, a exemplo dos homens, eles agiam de acordo com o que recebiam ("toma lá, dá cá"). Um dos mais antigos testemunhos desse relacionamento simples e direto entre adoradores e adorados é a inscrição gravada pelo tebano Mantiklos por volta de -700 em uma estatueta: "Mantiklos me oferece a Apolo do arco de prata; agora tu, Febo, dá-me em troca algo prazeroso".

Havia práticas religiosas públicas, como o culto aos deuses do Olimpo e aos heróis em diversos templos e santuários, e festivais religiosos de diversos tipos realizados periodicamente pelas póleis. Não havia textos sagrados, nem regras fixas, nem sacerdotes profissionais; eram os adivinhos e os oráculos, intérpretes das revelações da vontade divina, que auxiliavam os homens a entender os desígnios dos deuses.

Na vida privada, além das preces e oferendas de caráter pessoal a um deus ou a um herói, era praticado o culto aos mortos. Após a morte, todos iam para o mesmo lugar, o Hades; mas, para isso, era essencial que todos os ritos fúnebres fossem escrupulosamente cumpridos.

Havia ainda os cultos de mistérios, em que os fiéis recebiam ensinamentos relacionados com a vida após a morte; os dois mais importantes, os Mistérios Eleusinos e o Orfismo, foram famosos durante toda a Antiguidade. Esses cultos eram chamados de mistérios porque suas doutrinas e rituais podiam ser revelados somente aos iniciados, que juravam mantê-los em segredo.

Referências e bibliografia
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