logo
889
0889X

O Helesponto e o Bósforo vistos do céu

30/01/2001

Imagem do sensor MODIS (Moderate-Resolution Imaging Spectroradiometer), satélite Terra / Detalhe

AcervoGreenbelt MD, NASA/Goddard Space Flight CenterImagemJacques Descloitres, MODIS Land TeamFonteNASA / Visible EarthLicençaOpen content - NASAIluminura0889
Comentários

O Helesponto e o Bósforo são duas estreitas passagens que conectam o Mar Egeu e o Mar Negro (Fig. 0164), em cujas margens ficavam alguns territórios gregos.

Fig. 0164

O Helesponto (gr. Ἑλλήσποντος, lit. ‘mar de Hele’), atualmente conhecido por Dardanelos, separa a Ásia Menor de uma das extremidades meridionais da Europa, a Trácia, localizada a nordeste da península balcânica.

Partindo do Egeu setentrional, atravessa-se o Helesponto até a Propôntida (gr. Προποντίς), o atual Mar de Mármara, por onde se chega a outra passagem estreita, o Bósforo (gr. Βόσπορος, lit. ‘passagem da vaca’), através da qual finalmente se chega ao Mar Negro.

O nome de ambas as passagens tem origem mitológica. O Helesponto é uma homenagem a Hele, personagem do mito do tosão de ouro; o Bósforo é assim denominado por causa do mito de Ió, sacerdotiza de Hera que assumiu a forma de vaca durante algum tempo e teria passado por ali a caminho do Egito.