literatura640 palavras

Os sete sábios da Grécia

οἱ ἑπτὰ σοφοί Septem Sapientes Sept.
Os sete sábios da GréciaOs sete sábios da Grécia

Todos os povos têm frases oriundas da sabedoria popular e às quais se atribui a autoridade de verdade inconteste (Tosi, 1996). Autores importantes como Heródoto (-484/-425), Platão (-428/-347) e Aristófanes (-447/-386), por exemplo, citavam provérbios com frequência.

Na Grécia, essas frases remontam no mínimo aos primeiros séculos do Período Arcaico e muitas têm evidente influência oriental. Aristóteles (-384/-322) considerava-as vestígios de sabedoria antiga que se perdera e até os ilustrados eruditos do Museu de Alexandria preocuparam-se em coletar, durante o Período Helenístico, todas as máximas, aforismos, preceitos e similares que lhe caíram nas mãos.

Segundo a antiga tradição grega, grande parte das máximas e preceitos que todos conheciam e repetiam eram atribuídas aos sete sábios da Grécia, οἱ ἑπτὰ σοφοί. Essa denominação era dada na Antiguidade a sete homens — todos estadistas ou legisladores — que viveram entre -625 e -550 e se tornaram notáveis pela sabedoria prática. Algus dos ensinamentos a eles atribuídos — γνῶμαι καὶ ἀποφθέγματα, 'Máximas e Preceitos' — se tornaram tão populares que foram inscritos no templo de Apolo em Delfos em algum momento do século -VI.

A lista de sábios variou um pouco com o passar do tempo, e uma das mais difundidas remonta ao tempo de Platão: Tales de Mileto, Periandro de Corinto, Pítaco de Mitilene, Bias de Priene, Cleóbulo de Lindos, Sólon de Atenas e Quílon de Esparta.

Lendas e verdades

Diógenes Laércio (D.L. 1.1.27-8) conservou as diversas versões da lenda que agrupou esses homens. Uma delas conta que, certo dia, alguns pescadores de Mileto encontraram uma trípode de ouro. Interrogado o oráculo de Delfos, ele ordenou que a entregassem ao mais sábio dos homens. O povo de Mileto entregou-a então a Tales, que declinou da honra afirmando que havia outros mais sábios que ele. A trípode passou então por todos os homens da lista, mas todos tiveram a mesma atitude. Sólon (ou Bias), finalmente, o sétimo a recebê-la, ofereceu a trípode a Apolo, dizendo que o deus era o mais sábio (Plu. Sol. 4).

As ações desses sete sábios, homens de grande prestígio, influência política e sabedoria prática, se insere no período de crise que foi o final do século -VII e a primeira metade do século -VI. Durante esse período turbulento, que se seguiu ao advento de uma nova forma de organização política, a da pólis, novas leis e regras de conduta tornaram-se necessárias às novas relações humanas e à própria vida social. Segundo a tradição, somente alguns dentre os gregos tiveram a sabedoria necessária. Através de ações e ideias, divulgadas e repetidas através de aforismos, moldaram uma nova ética e uma moral nova, assim como as virtudes próprias do cidadão (Aristóteles, apud Vernant, 1992).

Máximas e preceitos

Os ditos sentenciosos (gr. γνῶμαι καὶ ἀποφθέγματα) dos sete sábios da Grécia eram respeitados pelo valor gnômico (do gr. γνῶσις, 'conhecimento') e muito citados pelos antigos, como Heródoto (-484/-425) e Diógenes Laércio (200-250), entre outros.

Passagens selecionadas

Edições e traduções

Dentre as diversas coletâneas de sentenças proverbiais dos Períodos Helenístico e Greco-romano, uma das mais importantes está no Parisinus graecus 3070 (sæc. XII/XIV) da Biblioteca Nacional de Paris e deve ter sido compilada pelo sofista Zenóbio (sæc. II). Muitas frases foram também recolhidas por Demétrio de Falero (-350/-280) e por Estobeu (fl. 450/500).

As edições modernas mais importantes das sentenças atribuídas aos Sete Sábios são as edições de Mulach (1860) e de Diels-Krantz (61951).

Em português, a primeira tradução data de 1744: Auto Primeiro dos Sete Sábios da Grécia, que trata de várias sentenças que disserão, e outros Filósosofos antigos. Tradução de hum anonymo. Em 1745, saíram duas outras edições, com o Auto Segundo e o Auto Terceiro.