Outros relatos tradicionais conservados oralmente e que começaram a ser registrados por escrito no início do século
Dentre os primeiros prosadores também estão Ferécides de Siros, que viveu provavelmente na primeira metade do século
Devem ser mencionados, finalmente, os precursores da literatura técnica[1], como Alcmeon de Crotona e os anônimos autores dos mais antigos textos hipocráticos; os arquitetos Quersifronte e Metagenes (fl. sæc.
Dentre os mais antigos prosadores, os textos de Heráclito podem ser considerados o mais habilmente escritos, em termos de linguagem, e os mais articulados, do ponto de vista da construção literária. Foram, no entanto, Anaximandro e Hecateu de Mileto os escritores que estabeleceram o dialeto iônico como a linguagem apropriada à prosa literária. Somente depois de Platão, Aristóteles e Teofrasto outros dialetos, em especial o ático, começaram a ser utilizados na prosa.
Segundo Estrabon (1.2.6), os primeiros a escrever um livro em prosa foram Cadmo de
Notas
- Segundo Dihle (1994, p. 59), na história da literatura grega arcaica é preciso levar em conta um conjunto muito amplo de escritos, embora textos técnicos ou filosóficos não sejam, em nossos dias, considerados tão “literários” quanto poemas e romances. Uma das principais razões é que muitos desses antigos textos gregos têm grande mérito literário.
- O verdadeiro relato da viagem de Cílax (Str. 12.4.8; 13.1.4), infelizmente, se perdeu e o Périplo que chegou até nós em seu nome é, na verdade, um texto escrito por volta de
-330 em Atenas por alguém ligado à Academia ou ao Liceu. - Cadmo de Mileto, o mais antigo dos logógrafos, teria vivido por volta de
-550 , mas muitos eruditos creem que se trata de personagem mítico.
Referências
Créditos das ilustrações
Em outras partes do Portal
- Inscrições / Tratado Atenas-Régio
- Anaximandro de Mileto
- Anaxímenes de Mileto
- Heráclito de Éfeso
- Anaxágoras de Clazômenas
- Diógenes de Apolônia
- Leucipo e Demócrito
- Orfeu
- Os pitagóricos antigos
- Alcmeon de Crotona
- A coleção hipocrática
- Hipócrates de Quios
- Platão
- Aristóteles
- Teofrasto