Pugilato / boxe

página esquemática / provisória
Boxeadores micênicosBoxeadores micênicos

Uma das mais antigas modalidades atléticas conhecidas, a πυγμαχία, 'luta com os punhos' (lat. pugilatus) remonta, provavelmente, à Idade da Pedra, uma vez que os punhos são a mais simples e a mais natural das armas.

No mundo antigo, está documentada na Mesopotâmia e no Antigo Egito, assim como no mundo minoico e, na Grécia Antiga, desde o Período Micênico.

O poeta da Ilíada (23.653-99) descreve uma luta formal com os punhos, e a Odisseia (18.1-99) uma disputa mais simples, resolvida também com os punhos. Diversas cenas de vasos confirmam a prática desse esporte entre os gregos no final da Idade das Trevas e no Período Arcaico.

Segundo a tradição, o boxe / pugilato para homens foi introduzido nos jogos olímpicos na 23ª Olimpíada (-688) e, para rapazes, na 37ª (-632). Há menções a competições também nos jogos ístmicos, nos jogos píticos e nos jogos nemeus (Paus. 6.4.5).

Os contendores lutavam em espaço livre (nada de ringues, como hoje) e protegiam mãos e punhos com tiras de couro, deixando os dedos de fora. Não se usava proteção para o rosto e para a cabeça. Não havia rounds, a luta podia durar horas e só terminava com a derrota ou a desistência de um dos oponentes. Há casos de fatalidades (Σ Pi. O. 34).

O treinamento já envolvia a técnica de socar um saco de couro suspenso, o κώρυκος (Philostr. Gym. 57).