história230 palavras

A Idade da Pedra no Egeu

A Idade da Pedra é a mais antiga das fases culturais que a Humanidade percorreu ao longo de sua existência.

É costume dividí-la em três etapas evolutivas : o Paleolítico, que por sua vez se subdivide em inferior, médio e superior; uma etapa intermediária, o Mesolítico; e o finalmente o Neolítico (Tab. 1).

Tabela 1. Etapas da Idade da Pedra EtapaDatas Paleolíticoaté -10.000 Mesolítico-10.000 a -8.000 Neolítico-8.000 a -3.500 Calcolítico-3.500 a -2.500

O primeiro período, conhecido por Paleolítico Inferior, começou há cerca de 2 milhões de anos, quando nossos ancestrais começaram a fabricar os primeiros utensílios.

O Paleolítico Médio começou há 100.000 anos, mais ou menos, e se caracterizou por certos aperfeiçoamentos na técnica de fabricação dos utensílios de pedra.

No período entre -38000 e -10000, conhecido por Paleolítico Superior, surgiu a Arte e os grupos de caçadores e coletores se espalharam por todos os continentes.

miniaturaArtefatos neolíticos. Olinto, -4000/-3000

Durante as fases culturais seguintes, o Mesolítico e o Neolítico, as comunidades humanas iniciaram um relativamente curto processo de desenvolvimento econômico, social, espiritual e tecnológico que resultou na moderna civilização urbana.

Na península balcânica, a história começou durante o Paleolítico Médio, época da chegada dos primeiros seres humanos. O primeiro estrato da cultura grega iria se desenvolver, no entanto, muito depois, na época do Neolítico.

Em algumas regiões, o Calcolítico marca a transição da Idade da Pedra para a Idade do Bronze.