Græcia Antiqua INTRODUÇÃOARTECIÊNCIASFILOSOFIAGEOGRAFIAHISTÓRIALÍNGUALITERATURAMITOLOGIAMÚSICARELIGIÃO

Os mitos eólios

Ἕλλην γάρ, ὡς λέγουσι, γίγνεται Διός,
τοῦ δ' Αἴολος παῖς, Αἰόλου δὲ Σίσυφος
Ἀθάμας τε Κρηθεύς θ' ὅς τ' (...)
(...) Σαλμωνεύς.
Eurípides Fr. 929b Kannicht

Pois Hélen, dizem, nasceu de Zeus,
e Éolo é filho dele. De Éolo (nasceram) Sísifo,
Átamas, Creteu e esse (...)
(...) Salmoneu.

 
 
Jasão, o dragão e Atena

Os gregos, que chamavam a si mesmos de helenos, atribuíam a origem do nome a Hélen (gr. Ἕλλην), um dos filhos de Deucalião e Pirra. Segundo a lenda, Hélen foi um antigo rei da Ftia, região da Tessália, cujos filhos e descendentes (Doro, Aqueu, Éolo e Íon) mais tarde emigraram para o Peloponeso e deram origem às principais “raças” helênicas:

  • Doro → dórios
  • Xuto → Aqueu → aqueus
  • Xuto → Íon → iônios / jônios
  • Éolo → eólios

A mãe dos aqueus e dos jônios foi Creusa, filha de Erecteu, um dos antigos reis de Atenas.

Doro e Xuto têm importância basicamente genealógica, mas os ‘descendentes de Éolo’ (gr. Αἰολίδης), sucessor direto de Hélen, figuram em muitas lendas importantes.

Éolo (Αἴολος) teve sete filhos e cinco filhas, dentre os quais se destacam Creteu, fundador de Iolco; Sísifo, o fundador de Corinto e avô do herói Belerofonte; Salmoneu, que emigrou para a Élida; Átamas, que reinou na Beócia, ajudou a criar Dioniso e foi pai de Frixo e Hele, da lenda do tosão de ouro, e de Melicertes, posteriormente deificado; e Alcione, que se casou com Céix, filho de Heósforo.

Creteu se casou com Tiró, filha de seu irmão Salmoneu, e teve três filhos: Éson, pai de Jasão, que iria se tornar famoso com a viagem dos argonautas e por sua associação com a feiticeira Medeia; Feres, pai de Admeto, que reinou em Feras, na Tessália; e Amitáon, pai de Melampo, adivinho e médico notável.

Consta que Tiró, esposa de Creteu, foi seduzida por Posídon e teve dois filhos: Neleu, que migrou para a Messênia, e Pélias, que reinou em Iolco, era pai de Alceste também faz parte da lenda dos Argonautas.

Créditos das ilustrações

i0692Jasão, o dragão e Atena → Ver comentários.

Imprenta

Artigo nº 0042
publicado em 15/03/1998.
Licença: CC BY-NC-ND 4.0
Como citar esta página:
RIBEIRO JR., W.A. Os mitos eólios. Portal Graecia Antiqua, São Carlos. URL: greciantiga.org/arquivo.asp?num=0042. Consulta: 27/03/2017.
 
Portal Grécia Antiga ISBN 1679-5709 On-line desde 04/11/1997 f   t   i   i Sobre o Portal Ajuda FAQs Mapa do site Termos de uso 25/03/2017 ← novidades Contato Outras páginas do autor
 Wilson A. Ribeiro Jr., 1997-2017