Euclides de Mégara (gr. Εὐκλείδης) nasceu por
volta de
Segundo a tradição, escreveu seis diálogos, provavelmente acompanhando o estilo de Platão e de Xenofonte, mas nenhum chegou até nós. Conhecemos suas ideias através de citações de escritores que viveram muito tempo depois dele. Aparentemente, ele uniu o dogma eleático do "Uno" indivisível, estático e eterno, ao conceito do "Bem", à ética e à dialética de Sócrates. Euclides negava, pura e simplesmente, a existência de tudo o que era contrário ao Bem. Dentre seus seguidores e sucessores, os mais importantes foram Eubulides e Estílpon.
Eubulides de Mileto (gr. Εὐβουλίδης),
possivelmente um contemporâneo de Aristóteles, desenvolveu diversos
Estílpon de Mégara (gr. Στίλπων), contemporâneo de Teofrasto, era filho de Pasicles de Tebas, um dos discípulos de Euclides de Mégara, e foi discípulo de Eubulides. Era um homem gentil, paciente, de elevados sentimentos (Plu. Adv. Col. 1119c) e um tanto chegado ao vinho e à voluptuosidade (Cic. Fat. 5). Passou algum tempo em Atenas, onde adquiriu grande popularidade.
Notas
- Em filosofia, o termo “escola” se aplica a um determinado sistema de princípios filosóficos; seus membros ou seguidores adotam esses princípios ou maneiras de pensar / explicar o Universo. Como essas escolas são escolas de pensamento, nem sempre há um determinado edifício associado a elas. Exceções notáveis foram a Academia de Platão e o Liceu de Aristóteles.
- O silogismo (gr.
συλλογισμός ) é uma “dedução formal tal que, postas duas proposições, chamadas premissas, delas se tira uma terceira, nelas logicamente implicada, chamada conclusão” (Aurélio, s.v.). Exemplo típico:A. Premissa maior = todos os humanos são mortais;B. Premissa menor = Sócrates é humano;C. Conclusão = Sócrates é mortal.