Eudoxo de Cnido

Εὔδοξος ὁ Κνίδιος Eudoxus Astronomus Eudox.
página esquemática / provisória

Eudoxo de Cnido (gr. Εὔδοξος ὁ Κνίδιος), filho de Ésquines, viveu entre -408 e –355 e fez contribuições à matemática, à astronomia e à geografia.

Estudou matemática com Arquitas de Tarento, medicina com Filistion de Locri e filosofia com Platão. Viveu algum tempo no Egito, onde estudou matemática e astronomia. No fim de suas viagens, angariou alguns discípulos e voltou a Atenas por volta de -368, e cuidou da Academia durante a estada de Platão na Sicília. Algum tempo depois voltou a Cnido, onde construiu um observatório e continuou a estudar e a ensinar.

Na matemática, desenvolveu o método da exaustão criado algum tempo antes por Antífon, o Sofista (fl. fim sæc. -V). Eudoxo enfatizava métodos puramente geométricos para o cálculo de áreas e volumes e seu sistema pode ser considerado um precursor do cálculo integral.

Pelo menos uma de suas contribuições à astronomia é particularmente notável: o modelo cosmológico de esferas concêntricas com a Terra no centro, para estudo do movimento dos planetas, posteriormente utilizado por seu discípulo Calipo de Cízico (-370/-300) e por Aristóteles.

Nenhuma de suas obras chegou até nós e só dispomos de alguns fragmentos.