Græcia Antiqua INTRODUÇÃOARTECIÊNCIASFILOSOFIAGEOGRAFIAHISTÓRIALÍNGUALITERATURAMITOLOGIAMÚSICARELIGIÃO

Papo de Alexandria

Papo de Alexandria (gr. Πάππος ὁ Ἀλεξανδρεύς), um dos últimos matemáticos gregos, viveu no final do Período Greco-romano, época de estagnação da matemática grega. Suas contribuições à matemática foram relativamente pequenas, mas seus extensos comentários sobre as realizações dos matemáticos anteriores têm valor inestimável.

Floresceu c. AD 320, ano de um eclipse solar[1] observado por ele em Alexandria, e deve ter vivido, portanto, mais ou menos entre 290 e 350. De sua vida, sabemos apenas que ensinava matemática em Alexandria e que tinha um filho chamado Hermodoro.

Todos os outros dados disponíveis (Suid. s.u. Πάππος) praticamente se limitam à sua obra mais importante, Μαθηματικῶν συναγωγῶν βιβλία, ‘Coleção de Livros de Matemática’, ou simplesmente Συναγωγή, ‘Coleção’ (lat. Collectiones, no pl.).

Da Συναγωγή, originalmente em oito livros, chegaram até nós os seis últimos e partes do segundo. Da ‘Memória sobre o Quarto Livro do Almagesto de Ptolomeu’ (gr. Εἰς τὰ τέσσαρα βιβλία τοῦ Πατολεμαίου μεγάλης Συντάξεως ὑπόμνημα), restam partes dos livros V e VI.

Papo também escreveu comentários sobre Os Elementos de Euclides, parcialmente conservados por Proclo, e outras obras que se perderam: ‘Descrição do mundo conhecido’ (gr. Χορογραφία οἰκουμενική), ‘Rios da Líbia’ (gr. Ποταμοὺς τοὺς ἐν Λιβύηι) e ‘Interpretação dos Sonhos’ (gr. Ὀνειροκριτικά).

Aparentemente, apenas o comentário sobre Ptolomeu pertence às ciências matemáticas; os demais textos se relacionam com a geografia e com a psicologia.

Seu estilo é conciso, claro e elegante.

Notas

  1. Eclipse (gr. ἔκλειψις ) é quando a luz proveniente de um corpo celeste é bloqueada pela interposição de outro corpo celeste. O eclipse solar, visto da Terra, ocorre quando a Lua passa entre o Sol e a Terra, e a Lua bloqueia ou oculta o Sol.
    Imagem: eclipse total anular do Sol (04/01/2011). NASA/Hinode/XRT, pd.

Imprenta

Artigo nº 0832
publicado em 02/05/2009.
Licença: CC BY-NC-ND 4.0
Como citar esta página:
RIBEIRO JR., W.A. Papo de Alexandria. Portal Graecia Antiqua, São Carlos. URL: greciantiga.org/arquivo.asp?num=0832. Consulta: 29/03/2017.
 
Portal Grécia Antiga ISBN 1679-5709 On-line desde 04/11/1997 f   t   i   i Sobre o Portal Ajuda FAQs Mapa do site Termos de uso 25/03/2017 ← novidades Contato Outras páginas do autor
 Wilson A. Ribeiro Jr., 1997-2017