Græcia Antiqua INTRODUÇÃOARTECIÊNCIASFILOSOFIAGEOGRAFIAHISTÓRIALÍNGUALITERATURAMITOLOGIAMÚSICARELIGIÃO

Antífon

... faltam algumas partes!
EM CONSTRUÇÃO...
c
 
Página com discurso de Antifonte

Antífon ou Antifonte (gr. Ἀντιφῶν) nasceu de família aristocrática em Ramnunte, Ática, por volta de -480; seu pai se chamava Sófilo.

Foi mestre de eloquência e logógrafo[1] durante as últimas décadas do século -V e alguns eruditos acreditam que Antífon, o orador, e Antífon, o sofista, eram uma só pessoa. Até o momento, porém, a questão continua controvertida.

Em -411, Antífon apoiou decididamente o efêmero golpe oligárquico dos Quatrocentos. Logo após a restauração democrática, foi acusado de traição, condenado à morte e executado nesse mesmo ano.

O estilo de Antífon era apurado e um tanto rebuscado, mas altamente eloquente; ele recorria em geral a antíteses para dar relevo às ideias e argumentos. Segundo Tucídides (Th. 8.68), o discurso pronunciado por ele em -411, em sua própria defesa, foi o mais brilhante jamais apresentado diante da Assembleia. Não bastou, no entanto, para salvar-lhe a vida.

Obras

Seis de seus discursos forenses, compostos entre -430 e -411, chegaram até nós. Três, efetivamente, foram apresentados durante processos de homicídio, o que sugere que Antífon era uma espécie de especialista na área criminal: Sobre a Morte de Herodes; Sobre o Coreuta; Acusação de Envenenamento Contra uma Madrasta.

Os demais, conhecidos coletivamente por Tetralogias, são três grupos de quatro discursos escritos para fins didáticos. Cada grupo contém "modelos" de acusação, de defesa, de uma réplica da acusação e de uma réplica da defesa.

Manuscritos, edições, traduções

[ texto inacabado... ]

Notas

  1. Logógrafos (gr. λογογράφοι) eram escritores profissionais de discursos a serem apresentados diante da Assembleia, durante o Período Clássico; além do texto em si, muitas vezes forneciam também aconselhamento legal a seus clientes. Esses remotos ancestrais dos advogados nada têm a ver com os antigos cronistas e memorialistas que precederam os historiadores Heródoto e Tucídides e que são igualmente chamados de “logógrafos”.

Créditos das ilustrações

i1112Página com discurso de Antifonte → Ver comentários.

Links externos

Imprenta

Artigo nº 0431
iniciado em 05/03/2002.
Licença: CC BY-NC-ND 4.0
Como citar esta página:
RIBEIRO JR., W.A. Antífon. Portal Graecia Antiqua, São Carlos. URL: greciantiga.org/arquivo.asp?num=0431. Consulta: 19/10/2017.
 
Portal Grécia Antiga ISBN 1679-5709 On-line desde 04/11/1997 f   t   i   i Sobre o Portal Ajuda FAQs Mapa do site Termos de uso 30/04/2017 ← novidades Contato Outras páginas do autor
 Wilson A. Ribeiro Jr., 1997-2017