Græcia Antiqua INTRODUÇÃOARTECIÊNCIASFILOSOFIAGEOGRAFIAHISTÓRIALÍNGUALITERATURAMITOLOGIAMÚSICARELIGIÃO

Euclides de Alexandria

 
Euclides (c. -295)

Euclides de Alexandria (gr. Εὐκλείδης), graças à enorme difusão de sua obra Elementos, foi um dos mais influentes matemáticos gregos da Antiguidade. Em nossos dias é, certamente, o mais conhecido de todos eles.

Biografia

Praticamente nada se sabe a respeito de Euclides, além do título de suas obras; nesse sentido, podemos descrevê-lo simplesmente como o autor de Elementos, sua obra mais conhecida. As poucas informações disponíveis foram conservadas por autores tardios, como Proclo (410/485) e Papo de Alexandria (fl. 340).

Acredita-se que ele ensinou matemática em Alexandria durante o reinado de Ptolomeu I (-306/-282) e é possível que tenha aprendido matemática em Atenas, com os discípulos de Platão; e é só. Embora nenhuma descoberta nova possa ser atribuída a ele, foi sem dúvida um notável professor e um grande escritor de textos didáticos.

Obras sobreviventes

Cinco tratados chegaram até nós na íntegra. Elementos (c. -300) é um tratado de matemática elementar que teve grande importância na História da Matemática. Desde cedo um clássico, sua difusão durante a Antiguidade e a Idade Média pode ser comparada à de um moderno best-seller.

As outras obras são: Os Dados, também sobre geometria; Os Fenômenos, sobre geometria esférica e astronomia; e Ótica, um dos primeiros trabalhos conhecidos a respeito de perspectiva ou geometria da visão direta. O tratado Das Divisões, sobre a divisão de configurações planas, sobreviveu somente na versão árabe.

Com exceção de um texto de Autólico (-360/-290) a respeito da esfera móvel, os livros de Euclides são os mais antigos tratados de matemática grega de que dispomos.

Créditos das ilustrações

i1101Euclides (c. -295) → Ver comentários.

Links externos

Imprenta

Artigo nº 0502
publicado em 14/12/2003.
Licença: CC BY-NC-ND 4.0
Como citar esta página:
RIBEIRO JR., W.A. Euclides de Alexandria. Portal Graecia Antiqua, São Carlos. URL: greciantiga.org/arquivo.asp?num=0502. Consulta: 30/03/2017.
 
Portal Grécia Antiga ISBN 1679-5709 On-line desde 04/11/1997 f   t   i   i Sobre o Portal Ajuda FAQs Mapa do site Termos de uso 25/03/2017 ← novidades Contato Outras páginas do autor
 Wilson A. Ribeiro Jr., 1997-2017