Iseu

Ἰσαῖος Isaeus Orator Is.
página em construção

Segundo a tradição, Iseu (gr. Ἰσαῖος) nasceu mais ou menos em -415 em Cálcis, na Eubeia; consta que estudou oratória com Isócrates e foi professor de Demóstenes. Tornou-se logógrafo[1] e, aparentemente, se especializou em questões privadas relativas a heranças. Morreu por volta de -340.

Obras

Chegaram até nós onze discursos escritos entre -390 e -344, aproximadamente, e todos tratam de direitos de herança. O título tradicional dos discursos completos, em grego, segue a fórmula Περὶ τοῦ ... κλήρου, ou seja, Da herança de .... Eis os nomes dos clientes de Iseu: Cleônimo, Menecles, Pirro, Nicóstrato, Diceógenes, Filoctemon, Apolodoro, Ciron, Astifilo, Aristarco, Hagnias. O cliente do 12º discurso, fragmentário, era Eufileto.

Não é possível datar individualmente os discursos; calcula-se, por evidências internas, que foram apresentandos entre -390 e -344, mais ou menos.

Estilo

Seu estilo, vigoroso e elaborado, não escondia a nitidez dos argumentos, que nunca se afastavam do objetivo. Independentemente do valor retórico, os discursos mostram que Iseu conhecia muito bem a lei ateniense e possuía a habilidade e o talento de um grande advogado.

Manuscritos, edições e traduções