Græcia Antiqua INTRODUÇÃOARTECIÊNCIASFILOSOFIAGEOGRAFIAHISTÓRIALÍNGUALITERATURAMITOLOGIAMÚSICARELIGIÃO

Iseu

... faltam algumas partes!
EM CONSTRUÇÃO...
c

Segundo a tradição, Iseu (gr. Ἰσαῖος) nasceu mais ou menos em -415 em Cálcis, na Eubeia; consta que estudou oratória com Isócrates e foi professor de Demóstenes. Tornou-se logógrafo[1] e, aparentemente, se especializou em questões privadas relativas a heranças. Morreu por volta de -340.

Obras

Chegaram até nós onze discursos escritos entre -390 e -344, aproximadamente, e todos tratam de direitos de herança. O título tradicional dos discursos completos, em grego, segue a fórmula Περὶ τοῦ ... κλήρου, ou seja, Da herança de .... Eis os nomes dos clientes de Iseu: Cleônimo, Menecles, Pirro, Nicóstrato, Diceógenes, Filoctemon, Apolodoro, Ciron, Astifilo, Aristarco, Hagnias. O cliente do 12º discurso, fragmentário, era Eufileto.

Não é possível datar individualmente os discursos; calcula-se, por evidências internas, que foram apresentandos entre -390 e -344, mais ou menos.

Estilo

Seu estilo, vigoroso e elaborado, não escondia a nitidez dos argumentos, que nunca se afastavam do objetivo. Independentemente do valor retórico, os discursos mostram que Iseu conhecia muito bem a lei ateniense e possuía a habilidade e o talento de um grande advogado.

Manuscritos, edições e traduções

Em andamento...

Notas

  1. Logógrafos (gr. λογογράφοι) eram escritores profissionais de discursos a serem apresentados diante da Assembleia, durante o Período Clássico; além do texto em si, muitas vezes forneciam também aconselhamento legal a seus clientes. Esses remotos ancestrais dos advogados nada têm a ver com os antigos cronistas e memorialistas que precederam os historiadores Heródoto e Tucídides e que são igualmente chamados de “logógrafos”.

Links externos

  • Lives of the Ten Orators: Isaeus
  • Perseus Encyclopedia: Isaeus

Imprenta

Artigo nº 0647
iniciado em 05/03/2002.
Licença: CC BY-NC-ND 4.0
Como citar esta página:
RIBEIRO JR., W.A. Iseu. Portal Graecia Antiqua, São Carlos. URL: greciantiga.org/arquivo.asp?num=0647. Consulta: 30/03/2017.
 
Portal Grécia Antiga ISBN 1679-5709 On-line desde 04/11/1997 f   t   i   i Sobre o Portal Ajuda FAQs Mapa do site Termos de uso 25/03/2017 ← novidades Contato Outras páginas do autor
 Wilson A. Ribeiro Jr., 1997-2017