ciências340 palavras

Filósofos da natureza

Ou “pré-socráticos”; os primeiros pensadores a explicar os fenômenos naturais sem recorrer a mitos e lendas.

Até o início do século -VI as pessoas encaravam os fenômenos à sua volta de forma não metódica, assistemática e ingênua.

miniatura Zeus prepara o
lançamento de um raio

Todos os conhecimentos necessários ao dia-a-dia eram empíricos: as conclusões baseavam-se exclusivamente na aparência das coisas e praticamente todas as generalizações eram apressadas e imprecisas.

A explicação da grande maioria dos fenômenos era puramente mítica. Tudo girava em torno de poderes sobrenaturais e de divindades: as chuvas, tempestades e raios, por exemplo, eram atribuídas a Zeus; os terremotos, a Posídon; e a lua era, na realidade, a deusa Selene.

Os primeiros a tentar explicar o mundo sem recorrer às ações divinas foram os físicos (gr. φυσικοί), intelectuais gregos conhecidos atualmente por filósofos da natureza (do gr. φύσις, ‘natureza’). Os mais antigos, que viveram nas comunidades gregas da Grécia Asiática e da Magna Graecia nos séculos -VII e -VI, se dedicaram principalmente a explicar os fenômenos naturais em termos racionais, sem recorrer aos mitos e à religião.

Não podemos chamá-los ainda de cientistas pois não quantificavam suas observações e não testavam suas teorias através da experimentação, entre outras coisas. Eles eram essencialmente filósofos e sua investigação se dava somente em termos de especulação, análise e inferência teórica. Podemos, no entanto, considerá-los “pré-cientistas”, pois eram já dotados de aguda inteligência, desmedida curiosidade, grande capacidade de observação e enorme imaginação...

Passagens selecionadas

Muitos filósofos que viveram antes de Sócrates (-469/-399) — por isso chamados de “pré-socráticos” — deram grandes contribuições aos diversos ramos da Ciência, e uma das características marcantes desses intelectuais era a grande diversidade de seus interesses. O filósofo Pitágoras de Samos (-570/-495), por exemplo, é tradicionalmente considerado um dos fundadores da Matemática.

Assim, não se deve estranhar que o nome de um dos filósofos da natureza apareça diversas vezes relacionado aos mais diferentes ramos do saber...

Outros importantes filósofos / pré-cientistas foram Anaximandro de Mileto, Alcmeon de Crotona, Filolau de Crotona, Empédocles de Acragás, Anaxágoras de Clazômenas e Arquelau de Atenas.