ciências390 palavras

A astronomia grega

Ἀστρονομία Astronomia

A astronomia, talvez a mais antiga das ciências, recebeu muitas contribuições dos antigos gregos.

miniaturaA constelação Órion
a olho nu

A observação e estudo dos astros já era praticada bem antes dos gregos.

As primeiras civilizações

Durante o Paleolítico, nossos antepassados utilizavam a posição e o movimento dos corpos celestes para se orientar em relação aos pontos cardeais, para estudar a duração do dia e da noite, para marcar as estações do ano e para medir a passagem do tempo através de relógios e calendários.

Desde o Neolítico a astronomia se presta à determinação da melhor época para as práticas agrícolas e, ainda, para a navegação.

Os egípcios, nos primórdios da Idade do Bronze, estavam bastante adiantados nessa ciência: o primeiro calendário foi instituído entre -2937 e -2821.

Nos séculos seguintes, notadamente durante o I milênio a.C., a astronomia teve grande desenvolvimento na Mesopotâmia, onde acuradas e sistemáticas observações do sol, da lua e dos planetas visíveis[1] foram efetuadas; data desse época o calendário com doze meses lunares, divididos em semanas, usado até hoje.

Grécia antiga

Na Grécia, com os filósofos pré-socráticos e seu afã de explicar o mundo em todos os seus aspectos, foram criadas imaginativas explicações teóricas sobre os corpos celestes. O exame dos fragmentos sobreviventes indica que esses intelectuais tinham grande interesse pela Astronomia e podem ter sido os primeiros astrônomos da Grécia, pelo menos em relação a teorias sobre a mecânica celeste.

A maior contribuição dos gregos foi, porém, o desenvolvimento de sistemas racionais para descrever o movimento aparente dos corpos celestes e a elaboração de modelos da estrutura do Universo. Eudoxo de Cnido (-400/-347) foi o primeiro a usar a geometria para descrever o movimento dos astros e Aristóteles e Hipócrates de Quios (-470/-410) especularam sobre a estrutura dos cometas.

O modelo de Universo mais aceito na Antiguidade (e também na Idade Média), o sistema geocêntrico, foi imaginado e desenvolvido pelos pensadores gregos. Nessa concepção, a Terra era considerada o centro do Universo conhecido. Foram também os gregos os primeiros a imaginar o sistema heliocêntrico, que posteriormente se comprovou ser o sistema correto.

Convém esclarecer, finalmente, que todos os astrônomos antigos, inclusive os gregos, limitavam-se a tirar suas conclusões a partir da observação de fenômenos celestes visíveis a olho nu.