Græcia Antiqua INTRODUÇÃOARTECIÊNCIASFILOSOFIAGEOGRAFIAHISTÓRIALÍNGUALITERATURAMITOLOGIAMÚSICARELIGIÃO

A tecnologia grega

 
O teatro de Epidauro

A tecnologia grega envolvia, basicamente, a engenharia e a mecânica prática, áreas do conhecimento humano relacionadas com o planejamento, com a construção e com a manutenção de edificações e mecanismos de uso civil ou militar.

O uso de conhecimentos científicos para fins práticos remonta à Idade da Pedra. No mundo mediterrâneo, já nos primeiros séculos da Idade do Bronze foram realizadas obras notáveis de engenharia no Egito, na Mesopotâmia e em Creta, graças aos avanços da matemática e da geometria. Na Grécia Antiga, obras avançadas de engenharia começaram a ser construídas já no Período Micênico e, durante os períodos Arcaico e Clássico, a construção naval mostrou igualmente importantes avanços.

Quanto aos "mecanismos" ou "máquinas" (gr. μηχάνεμα, lat. machina), os aparelhos e equipamentos desenvolvidos pelos gregos durante o Período Helenístico eram, em sua maioria, considerados simples brinquedos. Somente a engenharia militar se desenvolveu significativamente nessa época, pois sua utilidade prática era reconhecida e respeitada.

Lugar à parte entre as "invenções" gregas ocupa o célebre mecanismo de Anticitera, calculador mecânico montado no século -I por um astrônomo ou engenheiro anônimo para calcular a posição astronômica de certos astros.

Outras iluminuras

 
O túnel de Eupalino de Samos.
In situ
 
Dois músicos.
In situ
 
Fragmentos do mecanismo de Anticitera.

Créditos das ilustrações

i0530O teatro de Epidauro → Ver comentários.
i1021O túnel de Eupalino de Samos → Ver comentários.
i0345Dois músicos → Ver comentários.
i0843Fragmentos do mecanismo de Anticitera → Ver comentários.

Imprenta

Artigo nº 0324
publicado em 10/09/2000. Atualização: 01/05/2009.
Licença: CC BY-NC-ND 4.0
Como citar esta página:
RIBEIRO JR., W.A. A tecnologia grega. Portal Graecia Antiqua, São Carlos. URL: greciantiga.org/arquivo.asp?num=0324. Consulta: 17/10/2017.
 
Portal Grécia Antiga ISBN 1679-5709 On-line desde 04/11/1997 f   t   i   i Sobre o Portal Ajuda FAQs Mapa do site Termos de uso 30/04/2017 ← novidades Contato Outras páginas do autor
 Wilson A. Ribeiro Jr., 1997-2017