Græcia Antiqua INTRODUÇÃOARTECIÊNCIASFILOSOFIAGEOGRAFIAHISTÓRIALÍNGUALITERATURAMITOLOGIAMÚSICARELIGIÃO

A zoologia grega

 
Um javali

Os gregos não tinham um termo específico para o estudo dos animais. A palavra zoologia, composta pelos radicais gregos ζῶιον, ‘ser vivo, animal’ e λόγος, ‘tratado’ (modificado pelo sufixo -ia), é um neologismo utilizado pelas línguas modernas desde o século XVII, mais ou menos.

Acredita-se que os homens da Idade da Pedra dispunham de alguns conhecimentos sobre a anatomia dos animais que os interessavam. Sabemos ademais que os egípcios, os assírios e os babilônios se interessaram por vários aspectos desse assunto, e que nos séculos -VI/-V os persas especularam sobre a origem dos animais e desenvolveram uma classificação.

Na Grécia, os filósofos pré-socráticos e Platão se interessaram pela origem dos animais e por sua classificação, mas foi Aristóteles quem escreveu diversos tratados sobre os animais, caracterizados pela acurada descrição de suas características e pela cuidadosa classificação de cada espécime estudado. Animais com características semelhantes foram ainda agrupados em gêneros e, dentro de cada gênero, em diversas espécies. Aristóteles reconheceu dois grandes grupos de animais, “com sangue” e “sem sangue”, que correspondem quase que inteiramente ao nosso conceito de animais vertebrados e invertebrados.

Depois de Aristóteles, pouco se fez para o desenvolvimento da zoologia. Teofrasto, os autores da coleção hipocrática e os médicos Diocles de Caristo e Galeno de Pérgamo, além de Plutarco, fizeram observações de interesse para a Zoologia, assim como Nicandro de Colofon (sæc. II) e Eliano (170/235).

As obras de Aristóteles e do escritor romano Plínio, o Antigo (23/79), influenciaram significativamente o estudo dos animais na Idade Média e na Renascença, mas foram os detalhados e sistemáticos estudos de Aristóteles que estabeleceram os fundamentos da moderna zoologia.

Outras iluminuras

 
Jarros zoomórficos.

Créditos das ilustrações

i0481Um javali → Ver comentários.
i0484Jarros zoomórficos → Ver comentários.

Imprenta

Artigo nº 0322
publicado em 09/09/2000.
Licença: CC BY-NC-ND 4.0
Como citar esta página:
RIBEIRO JR., W.A. A zoologia grega. Portal Graecia Antiqua, São Carlos. URL: greciantiga.org/arquivo.asp?num=0322. Consulta: 21/08/2017.
 
Portal Grécia Antiga ISBN 1679-5709 On-line desde 04/11/1997 f   t   i   i Sobre o Portal Ajuda FAQs Mapa do site Termos de uso 30/04/2017 ← novidades Contato Outras páginas do autor
 Wilson A. Ribeiro Jr., 1997-2017