ciências280 palavras

A zoologia grega

A despeito do interesse do homem por diversas espécies animais desde a Idade da Pedra, o estudo sistemático dos animais efetivamente começou na Grécia Antiga.

miniaturaDois javalis

Na Antiguidade, os gregos não tinham um termo específico para o estudo dos animais. A palavra zoologia, composta pelos radicais gregos ζῶιον, ‘ser vivo, animal’ e λόγος, ‘tratado’ (modificado pelo sufixo -ia), é neologismo utilizado pelas línguas modernas desde o século XVII, mais ou menos.

Acredita-se que os homens da Idade da Pedra dispunham de alguns conhecimentos sobre a anatomia dos animais que os cercavam.

Sabemos, ademais, que egípcios, assírios e babilônios se interessaram por vários aspectos desse assunto, e que nos séculos -VI/-V os persas especularam sobre a origem dos animais e desenvolveram uma classificação.

Na Grécia, os filósofos pré-socráticos e Platão se interessaram pela origem dos animais e por sua classificação, mas foi Aristóteles quem escreveu diversos tratados sobre os animais, caracterizados pela acurada descrição de suas características e pela cuidadosa classificação de cada espécime estudado. Animais com características semelhantes foram ainda agrupados em gêneros e, dentro de cada gênero, em diversas espécies. Aristóteles reconheceu dois grandes grupos de animais, “com sangue” e “sem sangue”, que correspondem quase que inteiramente ao nosso conceito de animais vertebrados e invertebrados.

miniaturaJarros zoomórficos

Depois de Aristóteles, pouco se fez para o desenvolvimento da zoologia. Teofrasto, os autores da coleção hipocrática e os médicos Diocles de Caristo e Galeno de Pérgamo, além de Plutarco, fizeram observações de interesse para a Zoologia, assim como Nicandro de Colofon (sæc. II) e Eliano (170/235).

As obras de Aristóteles e do escritor romano Plínio, o Antigo (23/79), influenciaram significativamente o estudo dos animais na Idade Média e na Renascença, mas foram os detalhados e sistemáticos estudos de Aristóteles que estabeleceram os fundamentos da moderna zoologia.