Tolos
Os tolos, criptas funerárias
das famílias mais poderosas e abastadas, foram as primeiras construções micênicas: o
mais antigo fica na Messênia e data de
Em Micenas, os nove tolos receberam dos arqueólogos nomes relacionados com a
localização (Kato Phournos), com os achados (Tumba do Leão) ou com os míticos soberanos
da casa de Atreu (Túmulo de Clitemnestra, Tesouro de Atreu). Sua data varia de
Cidadelas e palácios
Os palácios começaram a ser construídos após
Ainda se pode ver os restos das muralhas de Micenas e de Tirinto. A de Micenas,
datada de
A planta dos palácios micênicos era mais organizada que a dos palácios cretenses.
Havia em geral uma sala principal, ou
Casas
Ao redor dos palácios, no interior da cidadela, e também do lado de fora, junto às muralhas, havia várias casas de planta retangular e diversos cômodos, um deles habitualmente com lareira. As paredes eram de tijolo seco ao sol, barro comprimido reforçado com cascalho, vigas de madeira, ou uma combinação disso; as fundações eram de pedra, ou de simples cascalho misturado com barro. O telhado era provavelmente plano, composto de uma estrutura de madeira recoberta de reboco ou terra.

As casas
Os pobres viviam em cabanas de um ou dois cômodos situadas fora das muralhas. As paredes eram de tijolos secos ao sol ou de madeira, o chão era de terra batida e o telhado, plano, era em geral recoberto de palha.
Templos
Nenhuma estrutura semelhante a um templo foi encontrada até o momento; aparentemente,
o culto aos deuses ocorria ao ar livre, ou em um simples cômodo dos palácios, onde havia
em geral um altar com estatuetas. A Sala dos Machados Duplos
, que continuou em uso
após a destruição do palácio de Cnossos
Alguns pequenos santuários de apenas um cômodo foram encontrados em Creta e na Grécia Continental; mais do que costume micênico, no entanto, parece se tratar de uma tradição de origem minoica.
Notas
μέγας , ‘grande’ eλίθος , ‘pedra’. O termo se refere a toda construção feita com enormes blocos de pedra; as mais antigas remontam ao Neolítico. A imagem ao lado representa um dos mais célebres megálitos do mundo: Stonehenge.Imagem: Stonehenge, Salisbury, Inglaterra, -3000/-2000 . Guenter Wieschendahl,.
lê-se tólo), do gr.θόλος (pl.θόλοι , lat. sg. tholu), era um edifício circular, às vezes cercado de colunas e utilizado como templo; os arqueólogos, no entanto, usam esse termo para designar estruturas circulares com abóbada. Nas antigas culturas do Mediterrâneo e do Oriente Médio a base das paredes era geralmente de pedra, e ainda há muita discussão quanto à técnica empregada na construção da abóbada. As mais antigas edificações com esse formato são, aparentemente, as da Ásia Ocidental (exemplo ao lado). Em tempo: a forma transliterada tholos deve ser abandonada em favor da forma “tolo”, já dicionarizada (cf. Aurélio s.v.).Imagem: Arpachiyah, Turquia, -5000/-4000 , planta (E) e reconstituição (D). Esboço de Wilson A. Ribeiro Jr.,CC BY-NC-ND 4.0 .ἀκρόπολις ) é o nome dado às colinas fortificadas que nas antigas cidades gregas foram ocupadas primeiramente pelos palácios micênicos e, já na época clássica, pelos mais importantes prédios públicos da pólis (os templos, por exemplo).Imagem: a acrópole de Atenas no século XIX → Iluminura 1134. 1.68-73 e9.105-555 ).Imagem: Polifemo adormecido → Iluminura 1132. Imagem: biga do Período Micênico → Iluminura 0093. μέγαρον ) é uma construção retangular que tem as paredes mais longas formando um pórtico em frente a um dos lados menores, onde há uma entrada; pode haver pilares para sustentação do teto. A forma “mégaron”, transcrita do grego, deu lugar à forma “mégaro” nos modernos dicionários da língua portuguesa (cf. Aurélio, s.v.).Imagem: mégaro de Jericó, Israel, -7000/-6000 . Esboço de Wilson A. Ribeiro Jr.,CC BY-NC-ND 4.0 .
Referências
Créditos das ilustrações

Em outras partes do Portal
- As formas arquitetônicas
- A arquitetura da Idade das trevas
- A arquitetura arcaica
- A arquitetura clássica
- A arquitetura helenística
- A arquitetura “neoclássica”