Atreu vs. Tiestes

Exposição do bebê EgistoExposição do bebê Egisto

Atreu (gr. Ἀτρεύς), filho de Pélops e Hipodâmia, casou-se com Aérope, neta do rei Minos de Creta, e gerou dois filhos, Agamêmnon e Menelau.

Seu irmão Tiestes (gr. Θυέστης) se tornou amante da cunhada, mas o intenso ódio entre Atreu e Tiestes começou efetivamente durante a disputa pelo trono de Micenas, vago após a morte de Euristeu.

O trono tinha de ser atribuído a um filho de Pélops por força de um oráculo. Atreu encontrara em seu rebanho um cordeiro com velo de ouro e o guardava em segredo. Tiestes, ciente disso graças a Aérope, propôs que venceria a disputa quem apresentasse um velo de ouro. Atreu naturalmente concordou, mas foi Tiestes quem apresentou o velo de ouro, roubado do irmão com a ajuda de Aérope.

Os deuses, porém, protegiam Atreu. Orientado por Hermes, a mando de Zeus, propôs que Tiestes lhe entregasse o cetro caso fosse capaz de alterar o curso do sol, que até então caminhava do Ocidente para o Oriente. Tiestes concordou e Zeus fez com que o nascer sol, a partir desse dia, ocorresse no Leste e o ocaso, no Oeste, como em nossa época. Atreu, obviamente favorecido pelas divindades, tornou-se rei inconteste de Micenas.

Aérope foi lançada ao mar e Tiestes, banido. Posteriormente, fingindo querer reconciliar-se, Atreu convidou-o a voltar. Em um banquete, serviu a Tiestes pedaços dos três filhos que ele tivera com uma ninfa e, após revelar a natureza da iguaria que havia comido, expulsou-o novamente. Durante o exílio, em obediência a um oráculo, Tiestes uniu-se à própria filha, Pelopeia, e gerou Egisto (gr. Αἴγισθος).

Pelopeia se casou mais tarde com Atreu e Egisto, criado pelo tio, pensava ser filho do próprio Atreu. Quando tornou-se adulto, foi encarregado de matar Tiestes, porém Egisto descobriu o ardil, matou Atreu e colocou seu verdadeiro pai no trono de Micenas.

Anos depois, quando Agamêmnon, filho de Atreu, era rei de Micenas e estava longe, em Troia, Egisto tornou-se amante de Clitemnestra, esposa de Agamêmnon, e juntos conspiraram contra ele.