Græcia Antiqua INTRODUÇÃOARTECIÊNCIASFILOSOFIAGEOGRAFIAHISTÓRIALÍNGUALITERATURAMITOLOGIAMÚSICARELIGIÃO

As inscrições alfabéticas

 
Fragmento do código de Gortina

Essas inscrições são constituídas, notadamente, por listas de nomes (magistrados, soldados, cidadãos, divindades), dedicatórias, leis e decretos, contratos, epitáfios, balanços contábeis e inscrições comemorativas de diversos tipos. Eram utilizadas, aparentemente, tanto pelos administradores das póleis como pelos cidadãos comuns.

As coleções mais antigas e conhecidas são representadas pelas abreviaturas IG (de Inscriptiones Graecae) e SEG (de Supplementum Epigraphicum Graecum); há, no entanto, muitas outras.

Fig. 0025

Nos documentos mais antigos, a escrita deve ser lida da direita para a esquerda, como nas escritas orientais. Em algumas inscrições arcaicas as letras são arranjadas como um complexo zigue-zague, da direita para a esquerda e da esquerda para a direita, de modo alternado (Fig. 0025). Esse formato, segundo os gregos, lembrava os sulcos formados pelas viradas do boi ao puxar o arado; daí o nome βουστροφηδόν, ‘virada do boi’ (Paus. 5.17.6), para esse tipo de inscrição, que muitas vezes apresenta letras voltadas para o lado contrário.

Em geral, inscrições do século -VI em diante se apresentam dispostas como as nossas, da esquerda para a direita. Os pintores de vasos, no entanto, sempre escreviam em múltiplas direções, ao sabor do espaço disponível entre as figuras gravadas na cerâmica.

Algumas inscrições oficiais, notadamente de Atenas, foram entalhadas em pedra de forma altamente simétrica, com letras cuidadosamente enfileiradas, ocupando espaços rigorosamente idênticos; são inscrições do tipo στοιχηδόν, ‘em fileiras’.

Nas inscrições eram sempre utilizadas as letras maiúsculas.

Outras iluminuras

 
Aquiles e Ájax jogando I.
Cidade do Vaticano, Museus Vaticanos
 
Perseu, Andrômeda e Cetó.
 
O kouros de Anavysos.
 
Estela tumular de Polixena.
 
Grupo Ludovisi: Orestes e Electra.
Roma, Museu Nacional Romano (Palácio Altemps)
 
Inscrição ática arcaica.
Atenas, Museu Epigráfico

Leitura complementar brpt

J.T. Hooker, C.B.F. Walker, W.V. Davies et al., Lendo o Passado: do Cuneiforme ao Alfabeto, trad. S. Medeiros et al. São Paulo, Melhoramentos e EdUSP, 1996.

Créditos das ilustrações

i0836Fragmento do código de Gortina → Ver comentários.
0025Esboço de Wilson A. Ribeiro Jr., 1998. → / CC BY-NC-ND 4.0.
i0365Aquiles e Ájax jogando I → Ver comentários.
i0842Perseu, Andrômeda e Cetó → Ver comentários.
i0590O kouros de Anavysos → Ver comentários.
i0147Estela tumular de Polixena → Ver comentários.
i1071Grupo Ludovisi: Orestes e Electra → Ver comentários.
i0812Inscrição ática arcaica → Ver comentários.

Em outras partes do Portal

Links externos

Imprenta

Artigo nº 0608
publicado em 05/05/2007.
Licença: CC BY-NC-ND 4.0
Como citar esta página:
RIBEIRO JR., W.A. As inscrições alfabéticas. Portal Graecia Antiqua, São Carlos. URL: greciantiga.org/arquivo.asp?num=0608. Consulta: 22/07/2017.
 
Portal Grécia Antiga ISBN 1679-5709 On-line desde 04/11/1997 f   t   i   i Sobre o Portal Ajuda FAQs Mapa do site Termos de uso 30/04/2017 ← novidades Contato Outras páginas do autor
 Wilson A. Ribeiro Jr., 1997-2017