As inscrições alfabéticas

Código de leis de GortinaCódigo de leis de Gortina

As inscrições alfabéticas são constituídas, notadamente, por listas de nomes (magistrados, soldados, cidadãos, divindades), dedicatórias, leis e decretos, contratos, epitáfios, balanços contábeis e inscrições comemorativas de diversos tipos.

E eram utilizadas, aparentemente, tanto pelos administradores das póleis quanto pelos cidadãos comuns.

Nos documentos mais antigos, a escrita deve ser lida da direita para a esquerda, como nas escritas orientais.

Fig. 0025

Em algumas inscrições arcaicas as letras são arranjadas como um complexo zigue-zague, da direita para a esquerda e da esquerda para a direita, de modo alternado (Fig. 0025). Esse formato, segundo os gregos, lembrava os sulcos formados pelas viradas do boi ao puxar o arado; daí o nome βουστροφηδόν, ‘virada do boi’ (Pausânias 5.17.6). Esse tipo de inscrição muitas vezes apresenta letras voltadas para o lado contrário.

Em geral, inscrições do século -VI em diante se apresentam dispostas como as nossas, da esquerda para a direita. Os pintores de vasos, no entanto, sempre escreviam em múltiplas direções, ao sabor do espaço disponível entre as figuras gravadas na cerâmica.

Passagens selecionadas

Algumas inscrições oficiais, notadamente de Atenas, foram entalhadas em pedra de forma altamente simétrica, com letras cuidadosamente enfileiradas, ocupando espaços rigorosamente idênticos; são inscrições do tipo στοιχηδόν, ‘em fileira’.

Nas inscrições, eram sempre utilizadas as letras maiúsculas.

As coleções de inscrições mais antigas e conhecidas são representadas pelas abreviaturas IG (de Inscriptiones Graecae) e SEG (de Supplementum Epigraphicum Graecum); há, no entanto, muitas outras. Boa parte delas está disponível em formato digital nos links externos (infra).