Græcia Antiqua
i0842
Perseu, Andrômeda e Cetó
Início do sæc. -VI
Vaso coríntio de figuras negras.

O monstro marinho, à esquerda, tem cabeça parecida com a de um javali. Perseu, no centro, usa um pétaso, chapéu típico dos viajantes e botas de estilo oriental; no antebraço esquerdo, pende uma bolsa, certamente a que contém a cabeça de Medusa. Andrômeda, à direita, não foi representada com nenhum atributo em especial.

As três figuras estão identificadas por inscrições próximas. O alfabeto utilizado é bastante arcaico e, como em muitos outros vasos, algumas palavras foram escritas da direita para a esquerda (ΠΕΡΣΕΥΣ e ΑΝΔΡΟ[Μ]ΕΔΑ). Note-se também o uso de várias notações arcaicas, que desapareceram do alfabeto grego no final do século -V: o emprego do épsilon no lugar do eta (cf. ΚΕΤΟΣ) e da letra arcaica san (que se parece com um M) no lugar do sigma (cf. ΠΕΡΣΕΥΣ e ΚΕΤΟΣ), e o formato diferente de certos sinais, como o épsilon (Ε) que se parece com um B e o ípsilon (Υ) que se parece com um V.

Apesar da semelhança do nome, o monstro marinho, enviado por Posídon e aqui identificado por Κέτος, não deve ser confundido com Κητώ, uma das entidades marinhas primordiais da genealogia hesiódica. Κητώ foi mãe das Greias e das Górgonas, outros personagens da lenda de Perseu.

Em iluminuras relacionadas, outras versões desse tema.

iluminuras relacionadas
 
Perseu observa Andrômeda.
Agrigento, Museu Arqueológico Regional
 
Andrômeda, Perseu e o monstro.
 
Perseu e Andrômeda.
 
Andrômeda presa ao rochedo.

Imprenta

Ilustração nº 0842
publicada em 20/09/2006. atualização: 01/10/2015.
Licença dos comentários: CC BY-NC-ND 4.0
Como citar esta página:
RIBEIRO JR., W.A. Perseu, Andrômeda e Cetó. Portal Graecia Antiqua, São Carlos. URL: greciantiga.org/img.asp?num=0842. Consulta: 17/11/2017.
 
Portal Grécia Antiga ISBN 1679-5709 On-line desde 04/11/1997 f   t   i   i Sobre o Portal Ajuda FAQs Mapa do site Termos de uso 10/11/2017 ← novidades Contato Outras páginas do autor
 Wilson A. Ribeiro Jr., 1997-2017