Græcia Antiqua INTRODUÇÃOARTECIÊNCIASFILOSOFIAGEOGRAFIAHISTÓRIALÍNGUALITERATURAMITOLOGIAMÚSICARELIGIÃO

Limênio / Hino a Apolo délfico nº 2

 
O peã de Limênio

Limênio (gr. Λιμένιος) apresentou, nos Jogos Píticos de -128/-127, em Delfos, um peã que foi gravado nas paredes do Tesouro dos Atenienses.

Do autor sabemos apenas que era tocador de lira profissional, que pertencia a uma espécie de associação profissional denominada ‘Artistas de Dioniso’ (gr. τεχνίται Διονύσου), que floresceu no século -II e que seu pai se chamava Tenos.

Eis a inscrição que precede os 47 versos do hino:

Πα]ι̣ὰν δὲ καὶ π[οθό]διον εἰς τ[ὸν θεὸν ὃ ἐπό]η̣σε[ν καὶ προσεκιθάρισε]ν Λιμήνι[ος Θ]ο̣ίνο[υ Ἀθηναῖος Peã e ode processional[1] ao deus, que o ateniense Limênio, filho de Tenos, compôs e acompanhou com a cítara:

É possível que Limênio seja o mais antigo autor / executante de um trecho musical que chegou até nossos dias.

Melodia on-line

O trecho tem 4'32" de duração e os arquivos estão nos formatos MP3 e OGG, adequados para navegadores com HTML 5. A qualidade do som dependerá dos recursos de áudio do seu computador.

Fontes

Na inscrição há, além da letra, notações musicais que permitiram a reconstituição parcial da melodia.

Aqui apresentamos uma reconstituição conjetural da melodia, efetuada por Stefan Hagel, da Austrian Academy of Sciences, que gentilmente autorizou a sua reprodução nesta página.

Uma transcrição dos dez primeiros versos do peã e a tradução estão disponíveis em passagens selecionadas.

Notas

  1. O προσόδιος (forma dórica: ποθόδιον), ‘canto processional’, era uma ode cantada durante a procissão que se fazia em alguns rituais religiosos.

Créditos das ilustrações

i0822O peã de Limênio → Ver comentários.

Imprenta

Artigo nº 1019
publicado em 02/02/2014. Atualização: 05/09/2015.
Licença: CC BY-NC-ND 4.0
Como citar esta página:
RIBEIRO JR., W.A. Limênio / Hino a Apolo délfico nº 2. Portal Graecia Antiqua, São Carlos. URL: greciantiga.org/arquivo.asp?num=1019. Consulta: 29/04/2017.
 
Portal Grécia Antiga ISBN 1679-5709 On-line desde 04/11/1997 f   t   i   i Sobre o Portal Ajuda FAQs Mapa do site Termos de uso 25/03/2017 ← novidades Contato Outras páginas do autor
 Wilson A. Ribeiro Jr., 1997-2017