Inscrições / A taça de Nestor

SEG XIV, 604 -725/-700
Taça “de Nestor”Taça “de Nestor”

Uma das mais antigas incrições alfabéticas conhecidas é a da “taça de Nestor”, datada de -725/-700.

A taça, um esquifo com decoração do Período Geométrico recente, importado da ilha de Rodes, foi encontrada na tumba 282 do Valle de San Montano em Ísquia (antiga Pitecusas), o mais antigo estabelecimento grego da Magna Graecia.

A inscrição da taça, muito fragmentada, compõe-se de três versos escritos no dialeto jônico, em estilo fenício, da direita para a esquerda e bem individualizados. Como todas as inscrições gregas antigas, os caracteres são maiúsculos, e não há nenhum outro exemplo de inscrição arcaica com versos tão claramente separados um do outro. A primeira edição dessa inscrição é a de Buschner e Russo, publicada em 1955.

Eis um desenho da inscrição (Fig. 0100), reconstituída até onde é possível, mais as transcrições para o grego clássico em maiúsculas e minúsculas e uma tradução básica:

Fig. 0100
ΝΕΣΤΟΡΟΣ: Μ[Η]Ν: ΕΥΠΟΤ[ΟΝ]: ΠΟΤΗΡΙΟ[Ν]: ΗΟΣ Δ'Α[Ν] ΤΟΔΕ Π[ΙΗ]ΣΙ: ΠΟΤΕΡΙ[Ο]: ΑΥΤΙ[Κ]Α ΚΗΝΟΝ ΗΙΜΕΡ[ΟΣ ΗΑΙΡ]ΕΣΕΙ: ΚΑΛΛΙΣΤΕ[ΦΑΝ]Ο: ΑΦΡΟΔΙΤΗΣ Νέστορος μ[ὲ]ν: εὔποτ[ον]: ποτ[έριο[ν]: hὸς δ'ἂ〈ν〉 τδε π[ίε]σι: ποτερί[ο]: αὐτί[κ]α κνον hίμερ[ος hαιρ]έσει: καλλιστε[φάν]ο: Ἀφροδίτες a taça de Nestor (era) boa de beber; aquele que beber desta taça, no mesmo instante será tomado pelo desejo de Afrodite da bela coroa

O primeiro verso parece um trímetro iâmbico, ou talvez um trímetro trocaico catalético, mas os dois seguintes são hexâmetros, característicos da poesia épica. O formato das letras é muito, muito arcaico, e registra uma das primeiras ocorrências do sinal Φ. Os caracteres são os do alfabeto ocidental “vermelho” da Eubeia, provavelmente de Cumas.

Alguns autores reconstituem o primeiro verso com o texto ε[ἰμ]ί, ao invés de μ[ὲ]ν; nesse caso, deve-se traduzí-lo para ‘eu sou a taça de Nestor, boa de beber’.

“Nestor” pode ter sido o proprietário da taça, ou é apenas uma referência a uma conhecida passagem da Ilíada, que menciona uma rica taça de propriedade do velho Nestor, rei de Pilos (Il. 11.632-7).

A taça está atualmente conservada no Museo Archeologico di Pithecusae, Villa Arbusto, Ischia, Itália.