mitologia350 palavras

Morte e apoteose de Héracles

O fim de Héracles começou quando o herói organizou uma expedição contra o rei Êurito, da Ecália (localização incerta), com quem se desentendera havia algum tempo.

miniaturaA apoteose de Héracles

Não há certeza quanto às razões da desavença e quanto ao papel de Ífito — morto por Héracles durante o acesso de loucura que resultou na servidão junto a Ônfale — nela, mas o fato é que o herói venceu a luta e, como parte do saque, recebeu a bela Íole, filha do rei.

Ao voltar, decidiu erguer um altar perto de Tráquis e oferecer um sacrifício a Zeus. Mandou então uma mensagem a Dejanira pedindo uma vestimenta limpa, mas o mensageiro era um linguarudo e contou a Dejanira que Héracles estava apaixonado por Íole.

Se era verdade ou não, não se sabe com certeza; mas, com medo de perder o marido, Dejanira colocou um pouco do sangue de Nesso em uma vestimenta e enviou-a ao herói. Sem desconfiar, Héracles vestiu-a e sentiu o corpo em chamas e uma dor violentíssima, pois o veneno da Hidra de Lerna impregnara-lhe a pele; ao tentar retirar a túnica, saíam pedaços inteiros da pele junto com o tecido.

miniaturaHéracles na pira

Héracles compreendeu que sua hora chegara e pediu ao filho mais velho, Hilo, que cuidasse de Íole e erguesse uma pira funerária no monte Eta, perto dali. Conta-se que a princípio ninguém tinha coragem de acender a pira, mas diante do sofrimento do herói e de suas súplicas, Peas, pai de Filoctetes (ou o próprio Filoctetes), finalmente ateou fogo à madeira. Em agradecimento, Héracles legou-lhe o arco e as flechas.

Dejanira, desesperada ao saber da morte do marido e de sua própria culpa, enforcou-se. Mas o fogo da pira havia matado apenas o componente mortal do corpo do herói e, enquanto o fogo ainda ardia, ouviu-se um trovão e Héracles ascendeu ao Olimpo, onde foi recebido por Atena e conduzido até Zeus, seu pai.

f0233
Fig. 0233. Zeus, Atena e Héracles no Olimpo. Cena de cratera-sino de figuras vermelhas do Pintor de Altamura. Gela, - 460.

Agora um deus, Héracles se reconciliou com Hera e recebeu por esposa sua meio-irmã Hebe, a personificação da juventude.

Recepção

O episódio da morte de Héracles inspirou a tragédia As traquinianas, de Sófocles, assim como numerosas obras de arte gregas, romanas e neoclássicas.