Græcia Antiqua INTRODUÇÃOARTECIÊNCIASFILOSOFIAGEOGRAFIAHISTÓRIALÍNGUALITERATURAMITOLOGIAMÚSICARELIGIÃO

Morte e apoteose de Héracles

 
Héracles dá seu arco a Filoctetes

Héracles organizou uma expedição contra o rei Êurito, da Ecália (localização incerta), com quem se desentendera havia algum tempo. Não há certeza quanto às razões da desavença e quanto ao papel de Ífito — morto por Héracles durante o acesso de loucura que resultou na servidão junto a Ônfale — nela, mas o fato é que o herói venceu a luta e, como parte do saque, recebeu a bela Íole, filha do rei.

Ao voltar, decidiu erguer um altar perto de Tráquis e oferecer um sacrifício a Zeus. Mandou então uma mensagem a Djanira pedindo uma vestimenta limpa, mas o mensageiro era um linguarudo e contou a Djanira que Héracles estava apaixonado por Íole. Se era verdade ou não, não se sabe com certeza; mas, com medo de perder o marido, Djanira colocou um pouco do sangue de Nesso em uma vestimenta e enviou-a ao herói. Sem desconfiar, Héracles vestiu-a e sentiu o corpo em chamas e uma dor violentíssima, pois o veneno da Hidra de Lerna impregnara-lhe a pele; ao tentar retirar a túnica, saíam pedaços inteiros da pele junto com o tecido.

Héracles compreendeu que sua hora chegara e pediu ao filho mais velho, Hilo, que cuidasse de Íole e erguesse uma pira funerária no monte Eta, perto dali. Conta-se que a princípio ninguém tinha coragem de acender a pira, mas diante do sofrimento do herói e de suas súplicas, Peas, pai de Filoctetes, finalmente ateou fogo à madeira. Em agradecimento, Héracles legou-lhe o arco e as flechas.

Djanira, desesperada ao saber da morte do marido e de sua própria culpa, enforcou-se. Mas o fogo da pira havia matado apenas o componente mortal do corpo do herói e, enquanto o fogo ainda ardia, ouviu-se um trovão e Héracles ascendeu ao Olimpo, onde foi recebido por Atena e conduzido até Zeus, seu pai. Agora um deus, Héracles se reconciliou com Hera e recebeu por esposa sua meio-irmã Hebe, a personificação da juventude.

Outras iluminuras

 
A apoteose de Héracles.
 
No Olimpo, Atena serve vinho a Héracles.

Créditos das ilustrações

i0315Héracles dá seu arco a Filoctetes → Ver comentários.
i0777A apoteose de Héracles → Ver comentários.
i0570No Olimpo, Atena serve vinho a Héracles → Ver comentários.

Em outras partes do Portal

Imprenta

Artigo nº 0133
publicado em 20/02/1999.
Licença: CC BY-NC-ND 4.0
Como citar esta página:
RIBEIRO JR., W.A. Morte e apoteose de Héracles. Portal Graecia Antiqua, São Carlos. URL: greciantiga.org/arquivo.asp?num=0133. Consulta: 19/08/2017.
 
Portal Grécia Antiga ISBN 1679-5709 On-line desde 04/11/1997 f   t   i   i Sobre o Portal Ajuda FAQs Mapa do site Termos de uso 30/04/2017 ← novidades Contato Outras páginas do autor
 Wilson A. Ribeiro Jr., 1997-2017