Græcia Antiqua INTRODUÇÃOARTECIÊNCIASFILOSOFIAGEOGRAFIAHISTÓRIALÍNGUALITERATURAMITOLOGIAMÚSICARELIGIÃO

Os pré-socráticos e a astronomia

 
Cometa Levy (1990c)

Os filósofos pré-socráticos tinham grande interesse nos astros, especialmente em sua natureza e em sua origem. De Tales a Demócrito e Leucipo, praticamente todos estudaram de alguma maneira os corpos celestes e enunciaram alguma teoria.

Algumas de suas afirmações foram posteriormente comprovadas, como a de Heráclito, que postulava a existência de numerosas luas e de muitos sóis, e a de Anaxágoras, que percebeu que é o Sol quem dá brilho à Lua; Anaximandro, no entanto, dizia que a Terra era cilíndrica.

Filolau de Crotona é um exemplo típico de erros e acertos. Errou ao postular que existia uma Antiterra, em tudo contrária à nossa, mas acertou ao dizer que a Terra, ao fazer um movimento circular em volta do fogo central, dava origem ao dia e à noite...

Empédocles, Filolau de Crotona e Parmênides chegaram a imaginar verdadeiros sistemas astronômicos. Sabe-se, aliás, que o sistema do eleata Parmênides teve grande influência durante o Período Clássico.

Uma característica comum a quase todos os filósofos pré-socráticos é a natureza puramente teórica de suas especulações. Poucos se dedicaram a estudos astronômicos práticos, como por exemplo o milesiano Tales, que previu um eclipse solar[1] [2].

Notas

  1. Cálculos modernos situam o eclipse solar tradicionalmente previsto por Tales de Mileto no dia 28 de maio de -585.
  2. Eclipse (gr. ἔκλειψις ) é quando a luz proveniente de um corpo celeste é bloqueada pela interposição de outro corpo celeste. O eclipse solar, visto da Terra, ocorre quando a Lua passa entre o Sol e a Terra, e a Lua bloqueia ou oculta o Sol.
    Imagem: eclipse total anular do Sol (04/01/2011). NASA/Hinode/XRT, pd.

Créditos das ilustrações

i1046Cometa Levy (1990c) → Ver comentários.

Imprenta

Artigo nº 0916
publicado em 25/03/2009. Atualização: 25/01/2014.
Licença: CC BY-NC-ND 4.0
Como citar esta página:
RIBEIRO JR., W.A. Os pré-socráticos e a astronomia. Portal Graecia Antiqua, São Carlos. URL: greciantiga.org/arquivo.asp?num=0916. Consulta: 23/04/2017.
 
Portal Grécia Antiga ISBN 1679-5709 On-line desde 04/11/1997 f   t   i   i Sobre o Portal Ajuda FAQs Mapa do site Termos de uso 25/03/2017 ← novidades Contato Outras páginas do autor
 Wilson A. Ribeiro Jr., 1997-2017