Græcia Antiqua INTRODUÇÃOARTECIÊNCIASFILOSOFIAGEOGRAFIAHISTÓRIALÍNGUALITERATURAMITOLOGIAMÚSICARELIGIÃO

Ps.-Apolodoro / Biblioteca 1.7.2-3

TRADUÇÃO

A passagem apresenta uma das versões míticas da origem dos povos helênicos, a partir de Hélen. Poderíamos titular informalmente o trecho de Descendentes de Hélen.

2. (...) E Deucalião teve filhos com Pirra: primeiro, Hélen, que segundo alguns era filho de Zeus; segundo, Anfiction, que reinou sobre a Ática, depois de Cranau; (terceiro), uma filha, Protogênia, que com Zeus teve Étlio.

3. Hélen teve, com a ninfa Orseide, Doro, Xuto e Éolo. Aos que eram chamados de gregos ele deu o nome de helenos, derivado do seu[1], e dividiu a região entre seus filhos. Xuto recebeu o Peloponeso e, com Creusa, filha de Erecteu, gerou Aqueu e Íon; de Aqueu e de Íon os iônios receberam seus nomes. Doro recebeu a região oposta, o Peloponeso, e chamou os colonizadores de dórios, como ele. Éolo reinou nas regiões próximas da Tessália e chamou os habitantes de eólios. Casou-se com Enarete, filha de Dímaco, e gerou sete filhos: Creteu, Sísifo, Átamas, Salmoneu, Díon, Magnes e Perieres; e cinco filhas: Canace, Alcione, Pisídice, Calíce e Perimede. (...)

TEXTO GREGO
a

Notas

  1. Segundo a crônica do Mármore de Paros, a mudança de nome de ‘gregos’ (gr. γραικοί) para ‘helenos’ (gr. ἕλληνες) ocorreu em -1521. Esse “fato”, embora tradicional, não tem qualquer amparo arqueológico ou histórico. Note-se que genealogias míticas, embora aceitas por vários eruditos da Antiguidade, foram na realidade criadas em algum momento do passado para preencher vazios nos registros históricos.

Imprenta

Artigo nº 0043
publicado em 15/03/1998.
Licença: CC BY-NC-ND 4.0
Como citar esta página:
RIBEIRO JR., W.A. Ps.-Apolodoro / Biblioteca 1.7.2-3. Portal Graecia Antiqua, São Carlos. URL: greciantiga.org/arquivo.asp?num=0043. Consulta: 25/03/2017.
 
Portal Grécia Antiga ISBN 1679-5709 On-line desde 04/11/1997 f   t   i   i Sobre o Portal Ajuda FAQs Mapa do site Termos de uso 19/02/2017 ← novidades Contato Outras páginas do autor
 Wilson A. Ribeiro Jr., 1997-2017