Hades, Perséfone e os habitantes do hades

-330/-310
Cena de cratera apuliana com volutas e figuras vermelhas
Pintor do Mundo Subterrâneo

As cenas do corpo do vaso mostram os personagens que vivem no reino de Hades, o mundo subterrâneo, ou passaram por lá (Ilum. 0748a, Fig. 0204). Os registros do colo (Ilum. 0748b) representam o mundo de cima: uma figura feminina envolta por vegetação (a terra), as carruagens de Hélio e de Selene (o céu) e um peixe (o mar).

esquema

No centro do painel do mundo subterrâneo (supra) fica o palácio de Hades, representado por um pequeno templo (ναΐσκος ) com colunas jônicas. O deus está instalado em seu trono e Perséfone está diante dele, de pé e com tochas nas mãos. As demais cenas estão distribuídas em torno do palácio e agrupadas em cinco registros, numerados no esquema ao lado (comparar com o desenho abaixo) e identificados de acordo com Verbanck-Piérard (2018).

0204
Fig. 0204. Desenho das cenas do vaso.

No registro nº 1 estão Mégara, esposa de Héracles, e dois heraclidas; no nº 2, Dice, personificação da justiça, sentada e com uma espada na mão direita, Pirítoo (sentado) e Teseu (de pé). Orfeu, com sua lira, está no registro nº 3, bem ao lado do palácio, seguido de felizes iniciados.

No registro nº 4 se vê uma figura com barrete frígio e cetro nas mãos, parte de um grupo que provavelmente representa os três juízes dos mortos, Éaco, Minos e Radamante. Dada a ausência de elementos iconográficos característicos, é difícil especificar quem é quem; segundo Ménard (1991), porém, ele deve ser Radamante: “... ao passo que Radamanto se acha de pé; além disso, veste-o um costume oriental, para indicar que ele julga mais especificamente os mortos vindos da Ásia”).

As figuras do registro inferior (nº 5, Ilum. 0748c-d) são as mais fáceis de identificar. Da esquerda para a direita: Sísifo empurra sua pedra, instigado por uma harpia com uma tiara de serpente e pele de animal no braço esquerdo; Hermes, com o seu kerykeion, conduz Héracles, com clava e a pele do leão, que domina o feroz Cérbero, o cão de três cabeças; Hécate, com duas tochas, ilumina o caminho ou ameaça o herói; e Tântalo estende as mãos para uma espécie de planta.

registro nº0748
proveniênciaCanosa, Apúlia
nº inventário3297
imagemEgisto Sani, 06/12/2015
0748a  Egisto Sani, 14/08/2012
fonte / ©FlickR
0748a  FlickR0748d  World Art Database [site inativo]
licença de usoCC BY-NC-SA 2.0
0748a  CC BY-NC-SA 2.00748d  CC BY-NC-25-GE
abreviaturaMunique 3297 etc