O símbolo da Medicina
O bastão com uma única serpente enlaçada, o verdadeiro símbolo da medicina, tem origem grega: é um dos atributos de Asclépio, deus da Medicina, o Esculápio dos romanos.
Antes de Asclépio, o bastão com a serpente era um dos atributos de Apolo, pai de Asclépio provocador
e de curador
de doenças (Ilíada
Em nossos dias, o símbolo de Asclépio pode ser visto no emblemas e no logotipo da WHO (World Health Organization, a
Organização Mundial de Saúde,
bastão,
Diversas organizações ligadas à Medicina adotam em seus emblemas, ao invés do bastão de Asclépio, o bastão de Hermes, com duas serpentes enlaçadas em bastão decorado com duas asas (o
Bem antes disso, no final do III Milênio, as duas serpentes enlaçadas representavam uma deidade menor da Mesopotâmia, Ningishzida, associada ao prolongamento da vida.
Ningishzida,
Espero, ab imo pectore, que se trate de simples desconhecimento.... De qualquer modo, a disseminação do caduceu de Hermes como representação da arte da Medicina é uma verdadeira heresia (Rezende 1999) e se deve a uma série de distorções históricas, intencionais ou não.
Durante a Idade Média, o bastão com as duas serpentes era largamente utilizado como símbolo por impressores, mercadores, associações comerciais e até por sociedades secretas. O bastão acabou sendo associado também à prática da alquimia devido às ligações entre a alquimia e Hermes Trimegisto, divindade esotérica que reunia Thoth, deus egípcio do conhecimento, e o deus grego Hermes em uma só entidade.
duas serpentes
A ligação entre os médicos medievais
e a alquimia fez o resto: na Inglaterra de Henrique VIII (
Nas últimas décadas, no entanto, diversas instituições e associações americanas de prestígio utilizam o bastão de Asclépio em seus emblemas; a Força Aérea, a Associação Médica, revistas médicas e várias universidades. No Brasil, a Associação Paulista de Medicina, a Academia Brasileira de Medicina Militar e a Escola Paulista de Medicina adotam formas estilizadas do bastão.
Naturalmente, a Sociedade Brasileira de História da Medicina utiliza o símbolo de Asclépio...
Nos Estados Unidos o bastão de Hermes é usado, notadamente, pelas empresas mercantilistas que vendem serviços médicos e planos de saúde, como por exemplo a Golden Cross.
Nesse caso, pelo menos, não é um despropósito.