Mársias e Hiagnis
Os gregos associavam a invenção do aulo à Ásia Menor, mais exatamente à Frígia ou à Mísia, e atribuíam o evento a Hiagnis, a Mársias ou a Olimpo.
Sumário
Míticos auletas
Tudo gira, aparentemente, em torno no mítico Mársias, e [Plutarco] (Da música,
De Hiagnis (gr.
Mársias (gr.
A invenção do aulo
Segundo o primeiro mito, foi a deusa Atena quem, na realidade, fabricou o
primeiro aulo, unindo dois ossos ocos de veado. Ao
Posteriomente, Mársias encontrou o aulo e, encantado com os sons que ele produzia,
As musas julgaram a disputa e concederam a vitória a Apolo,
que então pendurou Mársias em uma árvore e depois
Esse mito reflete, possivelmente, a pretensa superioridade da arte citarédica, mais harmônica e associada ao culto de Apolo e à Grécia, sobre a aulética, mais agitada e associada à Frígia e aos rituais frenéticos de Cibele.
Outra possível
interpretação: Mársias era uma antiga divindade ligada à música, suplantada pelos
novos
deuses
Recepção
Iconografia
Mársias era ocasionalmente representado em atitude de surpresa, ao encontrar o aulo abandonado por Atena, ou sentado, soprando o instrumento.
O aulo encontrado por ele foi tema de uma pintura de Zêuxis, perdida, e de um grupo de bronze de
Míron, que chegou até nós através de cópias romanas de mármore. Ver
Mársias pendurado e esfolado era tema mostrado em vasos do século IV em diante e muito usado pelos escultores, notadamente durante o Período Helenístico.
Em Roma, havia uma dessas esculturas no forum (Horácio, Sátiras harmonia política
do estado romano. Curiosamente, era bem ali que as
cortesãs romanas costumavam ficar. (Plínio, o Velho, História Natural
Literatura
Xenofonte (Anábase
Na literatura moderna, a disputa entre Apolo e Mársias inspirou poemas de James
Merrill (1959), Zbigniew Herbert