Antigas lendas da Ática
Boa parte dos mitos da Ática, território onde se localiza Atenas, gira em torno dos reis que governaram a pólis antes dos reformadores e tiranos dos tempos históricos.
Os atenienses sustentavam que os primitivos habitantes da região eram autóctones[1], assim como os primeiros reis (e.g. Heródoto
Vários personagens não aparentados, como Cécrops e Crânao, estão entre os primeiros membros da realeza ateniense. Do ponto de vista mítico, no entanto, a mais importante família real é a dos dos Erectidas, que começou com Erictônio:
O nono rei de Atenas, Teseu, é o único que conhecemos relativamente bem; os mitos associados a ele, assim como os dos argonautas Calais e Zetes, de Prócris e de Oritia, estão descritos em outras partes do Portal. Os outros reis e seus parentes são mais conhecidos por terem inspirado os poetas trágicos e cômicos do Período Clássico e por serem cultuados em alguns locais de Atenas.
As fontes antigas
Até o século
A mais antiga sistematização das lendas da casa real de Atenas que chegou até nós é a do autor do Mármore de Paros (FGrH 239, sæc.