Os templos da cura
Santuários dedicados às divindades médicas surgiram em diversos lugares a
partir do século
Sumário
Nesses templos os devotos ofereciam sacrifícios,
Essa medicina
, baseada principalmente no poder da sugestão e em regras de
higiene, tinha lá sua validade e gozou de grande prestígio, a julgar pela enorme
quantidade de oferendas votivas que os devotos, agradecidos, doavam
aos santuários. Durante toda a Antiguidade, a despeito dos avanços técnicos e
científicos da Medicina, os templos da cura
Os templos de Asclépio
Trica, na Tessália, pátria de Asclépio, tinha o mais antigo santuário dedicado à
cura, datado provavelmente do século
Esses templos os mais importantes, pelo menos foram erguidos em locais de clima agradável, próximos a bosques e fontes de águas minerais. Os doentes acorriam em massa, em busca da cura de suas doenças e, a julgar pelas inscrições do templo de Epidauro, após consultar diversos médicos.
Inicialmente, o devoto precisava oferecer um sacríficio ao deus. Depois de um banho
de purificação, tinha de adormecer dentro do recinto sagrado processo
chamado de
No sonho, o deus ou aparecia em pessoa com uma ou várias de suas filhas, e tratava pessoalmente o suplicante, ou então fazia uma serpente lamber o ferimento ou a região afetada pela doença. Outras vezes, Asclépio simplesmente sugeria um tratamento: banhos, massagens, plantas medicinais, oferecimento de sacrifícios, viagens, e outros procedimentos salutares.
Passagens selecionadas
Os doentes curados deviam ainda agradecer ao deus com presentes: estelas esculpidas com dedicatória, placas de pedra com o relato da cura, modelos do órgão curado, moedas de ouro e prata... de certa forma, a oferenda votiva era parte integrante do ritual.
E é claro que tanto os sacerdotes ajudavam os suplicantes na interpretação dos sonhos, como também o próprio deus, que não dava conta sozinho de tantos animais sacrificados e muitas outras dádivas...
Outros santuários
Os mais importantes e populares
Apolo era cultuado em Coroneia, na Messênia, e Atena, em Atenas, por exemplo. Às
vezes, o deus ou deusa assumia um epíteto especial, como em Oropos (Atena Peônia)
e Atenas (Atena Higeia). O
Não temos, infelizmente, detalhes referentes a esses santuários. Notável exceção é o culto que era prestado ao herói Anfiarau, um dos sete contra Tebas, possuidor de notáveis dons proféticos. Seu santuário em Oropos, na Ática, era muito popular e funcionava nos mesmos moldes dos templos de Asclépio.