Græcia Antiqua INTRODUÇÃOARTECIÊNCIASFILOSOFIAGEOGRAFIAHISTÓRIALÍNGUALITERATURAMITOLOGIAMÚSICARELIGIÃO

Diodoro Sículo

 
O mosaico de Preneste

Diodoro Sículo (gr. Διόδωρος ὁ Σικελός) foi, mais do que historiador universal, incansável compilador de textos de autores mais antigos sobre a história da Grécia (e de Roma).

Biografia

Nasceu em Agírio, Sicília (daí o apelido “Sículo”) e viveu durante o século -I. São Jerônimo diz, em suas Tábuas Cronológicas (Chronica) que Diodoro floresceu no 4º ano da 180ª Olimpíada (i.e. -49), o que vem a ser uma especulação razoável, mais acurada do que as datas em geral fornecidas para seu nascimento e morte, c. -90 e -30. As informações que temos sobre a vida de Diodoro são todas indiretas, deduzidas de sua própria obra.

Sabe-se com razoável certeza que esteve no Egito entre -60 e -57, aproximadamente, onde iniciou as pesquisas necessárias para suas atividades de historiador (D.S. 1.44.1), trabalho que se prolongou durante os 30 anos seguintes (D.S. 1.3.6). Parece que em -56 viajou para Roma e lá ficou durante muito tempo, certamente consultando os arquivos e registros disponíveis.

Nada sabemos de sua família, profissão e outras atividades; deduz-se, no entanto, que deve ter sido um homem abastado e de certa influência, pois de outro modo não lhe seria possível dedicar-se às atividades de escritor e nem ter acesso aos registros oficiais em Roma e no Egito.

Obras sobreviventes

Diodoro produziu uma única obra, a Biblioteca Histórica, que reunia 40 livros escritos em grego comum (κοινὴ διάλεκτος). Apenas os livros 1-5 e 11-20 sobreviveram, praticamente na íntegra; dos outros, restam apenas alguns fragmentos. Mesmo assim, o texto sobrevivente é o mais extenso relato sobre a história da Grécia e de Roma, desde as origens míticas até as últimas décadas da República romana, que chegou até nós.

O último evento histórico citado em sua obra data de -36 (D.S. 16.7.1) e ele nunca mencionou o fato de o Egito ter se tornado província romana, o que ocorreu em -30; é possível, portanto, que Diodoro tenha publicado a Biblioteca entre essas duas datas.

Características da obra

A “história universal” de Diodoro é uma compilação frequentemente contraditória, confusa e repetitiva de fontes mais antigas, quase sempre desprovida de senso crítico. O valor de cada parte do texto depende, essencialmente, da qualidade da fonte utilizada; a cronologia é via de regra confiável, mas a narrativa contém afirmativas ingênuas e, às vezes, erros grosseiros, v.g. a descrição de Nínive, cidade da Mesopotâmia (D.S. 2.3.2) e a posição geográfica da Calcídica em relação ao Helesponto[1] (D.S. 16.53.2).

A maioria dos críticos, em especial os mais antigos, concorda que Diodoro foi um compilador competente que arranjou os dados colhidos pelos historiadores que o precederam em torno de uma cronologia mais ou menos exata, mas um mau historiador, incapaz de analisar os fatos, refletir, criticá-los e estabelecer causas e consequências dos eventos históricos. Estudos mais recentes, no entanto, identificaram acréscimos seus às narrativas e levantaram a hipótese de que ele procurou, tão somente, criar uma história universal simples, didática e acessível a todos.

De qualquer modo, em nossos dias a Biblioteca Histórica é uma fonte inestimável das obras perdidas dos historiadores que o precederam e de muitos episódios pouco conhecidos da história grega e romana.

Notas

  1. O Helesponto (gr. Ἑλλήσποντος), lit. ‘mar de Hele’, antigo nome do estreito de Dardanelos, separa a Ásia (Tróade, noroeste da Ásia Ocidental) da Europa (Trácia, sudeste da Europa). Segundo a tradição mítica, o estreito assinala o local em que Hele, irmã de Frixo, caiu do carneiro voador que levava os irmãos à Cólquida.
    Imagem: mapa sobre imagem de satélite → Iluminura 0889.

Créditos das ilustrações

i1109O mosaico de Preneste → Ver comentários.

Links externos

Imprenta

Artigo nº 0588
publicado em 17/01/2007.
Licença: CC BY-NC-ND 4.0
Como citar esta página:
RIBEIRO JR., W.A. Diodoro Sículo. Portal Graecia Antiqua, São Carlos. URL: greciantiga.org/arquivo.asp?num=0588. Consulta: 23/04/2017.
 
Portal Grécia Antiga ISBN 1679-5709 On-line desde 04/11/1997 f   t   i   i Sobre o Portal Ajuda FAQs Mapa do site Termos de uso 25/03/2017 ← novidades Contato Outras páginas do autor
 Wilson A. Ribeiro Jr., 1997-2017