Græcia Antiqua INTRODUÇÃOARTECIÊNCIASFILOSOFIAGEOGRAFIAHISTÓRIALÍNGUALITERATURAMITOLOGIAMÚSICARELIGIÃO

Os protoindo-europeus

Embora a costa ocidental da península anatólica tivesse sido povoada somente depois de -3000, os antecessores dos povos indo-europeus possivelmente já estavam presentes na Ásia Ocidental alguns milênios antes.

Fig. 0130. Principais migrações atribuídos aos proto-indo-europeus a partir da Anatólia.

A região centro-oriental da Península Anatólica, ao sul do Cáucaso e entre o Mar Negro e o Mar Cáspio, é uma das candidatas a “terra natal” dos primitivos indo-europeus que, milênios mais tarde, teriam papel de destaque na história da Grécia. A maior parte dos especialistas, no entanto, prefere situar a terra natal indo-europeia mais acima, na estepe pôntica, situada ao norte do Mar Negro e ao norte e a leste do Mar Cáspio, e situa as primeiras migrações no IV milênio a.C.

Estudos recentes do DNA de populações modernas que falam línguas indo-europeias identificaram um subclado[1], o M417 (R1a1a), que parece apontar uma dessas duas regiões (ou ambas) como ponto de origem do movimento migratório por volta de -3800.

De qualquer modo, acredita-se atualmente que os proto-indo-europeus eram parte de antigas comunidades neolíticas que utilizavam uma língua comum, e que entre -5500 e -3000 começaram a migrar pacificamente para o noroeste, rumo à Europa Central, e também para o leste e o sudeste.

As migrações indo-europeias estariam, consequentemente, inseridas no movimento normal de difusão da agricultura e do pastoreio a partir da Ásia Ocidental.

Notas

  1. Cladograma é um diagrama usado em estudos evolutivos, que mostra relações de ancestralidade entre “táxons” (espécie, gênero, família etc.) e no qual cada ramo é denominado “clado”. Os pontos de separação de clados marcam eventos de separação da população que resultaram na formação de novos táxons (cladogênese). A formação de novos táxons também pode ocorrer dentro do mesmo clado (anagênese), ou seja, a população se modifica ao longo do tempo em razão de modificações genéticas.

Créditos das ilustrações

0130Esboço de Wilson A. Ribeiro Jr., 1999. → / CC BY-NC-ND 4.0.

Em outras partes do Portal

Imprenta

Artigo nº 0755
publicado em 04/07/1999. Atualização: 03/10/2015.
Licença: CC BY-NC-ND 4.0
Como citar esta página:
RIBEIRO JR., W.A. Os protoindo-europeus. Portal Graecia Antiqua, São Carlos. URL: greciantiga.org/arquivo.asp?num=0755. Consulta: 19/08/2017.
 
Portal Grécia Antiga ISBN 1679-5709 On-line desde 04/11/1997 f   t   i   i Sobre o Portal Ajuda FAQs Mapa do site Termos de uso 30/04/2017 ← novidades Contato Outras páginas do autor
 Wilson A. Ribeiro Jr., 1997-2017