Tântalo

Τάνταλος Tantalus

O mais antigo membro da família dos tantálidas, uma das mais importantes da mitologia grega.

miniaturaOs grandes criminosos do hades

Tântalo era um dos filhos de Zeus. Riquíssimo, reinou na Frígia (ou na Lídia), perto do Monte Sípilo, e tinha livre acesso aos deuses e a seus banquetes. Teve dois filhos famosos, Níobe e Pélops, que em dado momento emigraram da Ásia Menor para a Grécia e lá se estabeleceram.

Tântalo abusou da amizade e da confiança com que era distinguido pelos deuses, mas não há acordo sobre o motivo exato. Teria revelado segredos divinos, ou roubado o néctar e a ambrosia (alimentos divinos e exclusivos dos deuses) durante um banquete, ou ainda teria matado o próprio filho, Pélops, e servido seus pedaços aos deuses durante um banquete para por à prova a clarividência divina.

De qualquer modo, a punição da afronta foi exemplar: preso por toda a eternidade no Hades, Tântalo estava sempre mergulhado em água até o pescoço e sob uma árvore carregada de saborosos frutos. Sofria incessantemente fome e sede, mas quando tentava mergulhar e beber, a água fugia dele; quando levantava os braços para pegar os frutos, os galhos da árvore se moviam para fora de seu alcance.