O Período Arcaiconotabilizou-se pelas monumentais construções
comunitárias de pedra, como os enormes templos dedicados às numerosas divindades do
panteão helênico, e pelos primórdios do planejamento urbano.
Entre -750 e -600, enquanto vasos de cerâmica e estatuetas passavam pela fase
convencionalmente chamada de “orientalizante”, deu-se a lenta evolução dos
pequenos e primitivos templos da Idade das Trevas, construídos com materiais leves e
perecíveis (madeira e tijolos de barro), para amplas e perenes estruturas de pedra.
Acredita-se, embora com alguma reserva, que os arquitetos arcaicos teriam
se inspirado nas monumentais edificações egípcias, conhecidas dos gregos desde o início
do século -VII. Outra razão, mais prosaica e talvez mais significativa, pode ter sido a necessidade de paredes e colunas mais duráveis e mais firmes sustentarem as pesadas telhas — algumas com mais de 30 kg — necessárias para proteger as estátuas divinas das intempéries.
A ordem dórica, uma das mais utilizadas na arquitetura grega, surgiu em meados do século -VII; a ordem eólica, antecessora da jônica, no final desse século; e a ordem
jônica, em meados do século -VI. A estrutura básica dos templos gregos, que floresceriam do século -VI até o fim do Período Greco-Romano, foi definido nas primeiras décadas do século -VII.
O mais antigo templo de pedra, ainda com planta relativamente simples, é o dedicado a Apolo Delfínio, em Dreros (Creta, c -750), mas não parece ter influenciado os arquitetos do continente grego, que desenvolveram novas estruturas de pedra de forma independente. A mais antiga ágora, espaço delimitado da pólis para encontros entre os cidadãos, foi encontrada em Dreros (Fig. 0194).
Estruturais seculares mais sofisticadas se desenvolveram a partir de -600, mais ou menos. Edificações de apoio aos peregrinos começaram a ser levantadas na área em volta dos templos, preenchendo o espaço dos antigos santuários; algumas delas, os “tesouros”, se assemelhavam a pequenos templos.
Com o florescimento da tragédia grega no final do século -VI, teatros de pedra começaram a ser erguidos, pelo menos na Ática; a arquitetura de casas e de outras estruturas privadas continuou, por outro lado, tão simples quanto na Idade das Trevas.