Iâmblico
Iâmblico (gr. neoplatonismo sírio
.
Sumário
‘Iâmblico’ é, certamente, um nome de origem semita.
Biografia
Iâmblico viveu na época do imperador romano Constantino I (c.
Fundou sua própria escola por volta de 304, em Apameia, tinha muitos discípulos e seus contemporâneos atribuíam a ele poderes miraculosos, referindo-se a ele às vezes como “o divino Iâmblico”. Nada mais sabemos, de certo, a seu respeito.
Pensamento
o deus Hórus
Nossos conhecimentos sobre o sistema filosófico de Iâmblico derivam, notadamente, de
alguns trechos dos escritos perdidos conservados por Estobeu (sæc. V) e Proclo
Supertições, magia e misticismo do Oriente Médio, além de ideias pitagóricas, permeiam o pensamento de Iâmblico, notadamente quanto ao relacionamento com o divino (i.e. teurgia), o que de certa forma representa uma corrupção do neoplatonismo “puro” de Plotino e Porfírio.
Iâmblico propôs um Uno mais elevado do que o de Plotino, uma divisão triádica da alma, com uma alma cósmica superior e duas almas inferiores, correpondentes ao racional e ao irracional, e um conjunto de seres espirituais intermediários entre as almas inferiores e o reino do inteligível (demônios, almas dos heróis, vários tipos de anjo). Todos possuiriam a capacidade de conhecer a alma superior e um desejo inato pelo Bem. Para ele, a prática da teurgia atraía os deuses para mais perto do homem.
Obras
O tratado
Os dois primeiros são compilações pouco críticas e não sistemáticas de estudiosos anteriores, e alguns eruditos acreditam que o Protrepticus foi elaborado a partir de um trabalho perdido de Aristóteles, de mesmo nome. Os tratados matemáticos têm vários fragmentos de Filolau de Crotona, Arquitas de Tarento e de outros pitagóricos. Os livros perdidos continham um tratado sobre a música, a geometria e a teoria da esfera.
Dos mistérios foi escrito, aparentemente, em resposta a uma carta de Porfírio que refutava suas teorias. No texto, Iâmblico defende a origem divina da teologia dos caldeus e dos egípcios e propõe a união do homem com a divindade não através da razão, mas através da teurgia.
Iâmblico escreveu ainda comentários sobre os diálogos platônicos, sobre Aristóteles, sobre a alma e diversas cartas dirigidas aos seus discípulos; dessas obras dispomos apenas de alguns fragmentos.