Atalanta, Meleagro e o javali de Cálidon
Os dois mais importantes personagens da lenda do javali de Cálidon são
Atalanta (gr.
Atalanta
A origem de Atalanta, heroína da Arcádia, é um tanto controvertida. Na versão mais difundida ela é filha de Esqueneu, um dos filhos de Átamas, irmão de Sísifo, nascido algum tempo depois que o pai foi viver na Tessália.
Esqueneu, que desejava um filho homem, expôs a menina logo após o nascimento; uma ursa, porém, alimentou a criança até que caçadores da região a salvaram. Atalanta cresceu entre eles e logo se tornou uma exímia caçadora e, ao lado de vários heróis gregos, participou da caçada ao javali de Cálidon (ver adiante). Nos jogos fúnebres de Pélias, venceu Peleu, futuro pai de Aquiles, em uma luta.
A parte mais interessante de sua lenda, no entanto, reside em seu desinteresse pelo casamento. Para desestimular os pretendentes, estipulou que se casaria somente com aquele que a vencesse numa corrida e, ainda, que mataria os perdedores. Atalanta era uma bela moça e atraiu muitos jovens; só que era, além de bela, muito rápida, e assim venceu e matou muitos pretendentes.
Certo dia, porém, ela foi
desafiada por Hipômenes (ou Melânion, conforme a versão), protegido de Afrodite, de
quem recebera alguns pomos de ouro. Durante a corrida, toda vez que Atalanta se
aproximava, ele jogava um dos pomos aos seus pés e a moça, ao
Conta-se que, anos depois, durante uma caçada, Hipômenes e Atalanta se uniram dentro de um templo de Zeus (ou de Cibele) e o deus, enfurecido com o sacrilégio, transformou-os em leões. O casal teve um filho, Partenopeu, que participou do episódio dos Sete contra Tebas. Em algumas versões da lenda, Partenopeu é filho de Meleagro, com quem Atalanta teria tido uma aventura.
Eneu, Meleagro e o javali
Meleagro era filho de Eneu, rei da Etólia, a quem o deus Dioniso presenteara com
a primeira vinha[1], e de Alteia, irmã de Leda; uma de
suas irmãs, Dejanira, iria se tornar esposa de Héracles. Consta que, logo que
Meleagro nasceu, Alteia recebeu a visita das três Moiras; ao ouvir das velhas deusas
que a vida do filho estava ligada a um tição que ardia na lareira, Alteia
imediatamente
Anos depois, quando Meleagro já estava casado com Cleópatra Alcíone, filha de Idas, Eneu ofereceu um sacrifício a todos os deuses e se esqueceu de mencionar Ártemis. A deusa, encolerizada, enviou a Cálidon um feroz e gigantesco javali que passou a devastar toda a região.
Eneu convocou os mais nes guerreiros para participar da caçada ao perigoso
animal, e quase todos atenderam o chamado: Meleagro, seu filho, e Drias, filho de
Ares, de Cálidon; Idas e Linceu, da Messênia; Castor e Polideuces, de Esparta,
primos de Meleagro; Teseu, de Atenas; Admeto, de Feras; Anceu e Cefeu, da Arcádia;
Jasão, de Iolcos; Íficles, irmão gêmeo de Héracles, de Tebas; Pirítoo, de Larissa;
Télamon, de Salamina; Peleu e seu sogro Euritíon, da Ftia; Anfiarau, de Argos.
Vieram também os tios maternos de Meleagro, que pertenciam a um povo vizinho, os
curetes, e a
Os guerreiros, a princípio, se recusaram a caçar em companhia de uma mulher;
Meleagro, porém, fascinado pela beleza da moça,
A morte de Meleagro
Meleagro, matador do monstro, tinha direito à cabeça e à pele do animal, porém
decidiu presentear Atalanta com elas. Os irmãos de Alteia, seus tios, revoltados com
o fato de uma simples mulher ficar com os troféus da caçada, quiseram
Ártemis, em outra versão mais antiga da lenda, provocou uma disputa entre os curetes, povo de Alteia e de seus irmãos, e os etólios, povo de Eneu, logo depois da morte do javali. Durante a luta Meleagro matou os tios e Alteia amaldiçou o filho por isso. Revoltado, ele se retirou da luta e, com isso, os curetes começaram a vencer. Os etólios recuaram cada vez mais e sua cidade foi invadida. Os sacerdotes, o pai, a mãe, os amigos, todos imploraram, em vão, que Meleagro voltasse a lutar. Somente quando o inimigo estava atacando sua casa e o herói viu a esposa, Cleópatra Alcíone, em perigo, retomou as armas e voltou a lutar. Os etólios, graças à sua intervenção, venceram os curetes; Meleagro, porém, morreu no combate.