literatura320 palavras

A poesia lírica

A poesia lírica foi a expressão literária mais marcante do Período Arcaico, ligada diretamente ao desenvolvimento social da pólis e ao florescimento cultural que acompanhou o processo de migração grega para a Ásia Ocidental e para as ilhas do Egeu.

miniaturaApolo e sua lira

A qualificação “lírica”, usada até hoje, foi criada durante o Período Helenístico; na época clássica era correntemente usada a palavra “mélica” (gr. μελική), que vem de μέλος, “canto acompanhado de música”, de onde se formou a palavra portuguesa melodia. Recorria-se também com frequência à palavra “ode” (gr. ὠιδή), que significa canto.

Havia dois tipos principais: a lírica monódica, declamada em geral pelo próprio poeta, acompanhado pela música de um só instrumento (a lira, por exemplo); e a lírica coral, apresentada por um coro, com ou sem acompanhamento musical. O epigrama, poema curto aparentado à lírica, bem cedo se tornou um gênero separado.

Regra geral e à parte numerosas lendas, sabemos muito pouco dos poetas líricos: local de nascimento, época aproximada em que viveram e, quando muito, algum pequeno detalhe de suas atividades. Os mais importantes viveram entre a primeira metade do século -VII e a primeira metade do século -V, i.e., do Período Arcaico às primeiras décadas do Período Clássico.

Segundo os eruditos alexandrinos, havia um cânone de nove poetas líricos, cujos nomes foram conservados por dois epigramas anônimos da Antologia Palatina (AP 9.184 e 9.571). Eis a lista, na ordem estabelecida pelo primeiro deles:

  1. Píndaro
  2. Baquílides
  3. Safo
  4. Anacreonte
  5. Estesícoro
  6. Simônides
  7. Íbico
  8. Alceu
  9. Álcman

Muitos outros poetas importantes têm sido estudados e divulgados nos últimos anos, graças a descobertas papirológicas. Com exceção das odes triunfais de Píndaro e de Baquílides, no entanto, somente uns poucos poemas completos e outros tantos fragmentos dos demais poetas chegaram até nós.

Biografias, informações e algumas passagens de poetas conhecidos somente por fragmentos (e.g. Mimnermo, Safo, Simônides) podem ser acessadas através das monografias sobre o tipo de poesia lírica pela qual esses poetas são mais conhecidos: