geografia240 palavras

Mapas da Grécia Antiga

Graecia, -ae. Grécia, região a sudoeste da _Europa, banhada ao sul pelo Mediterrâneo, a oeste pelo Mar Jônio, a leste pelo Mar Egeu e limitada ao norte pelos montes Acroceráunios, que a separavam da Ilíria, e pelo Monte Olimpo, que a separava da Macedônia. Foi berço de uma grande civilização.
Ernesto Faria, 1955
A península balcânica no Velho MundoA península balcânica no Velho Mundo

Europa, Ásia e África estão praticamente unidas em gigantesco bloco de terras, conhecido tradicionalmente por “Velho mundo”, em volta do Mar Mediterrâneo.

O Mar Mediterrâneo situa-se estrategicamente entre a Europa, ao norte, a África, ao sul, e a Ásia, a leste (Fig. 1144) e, desde a Pré-história, é a principal via de comunicação entre os três continentes.

A cultura grega começou a se desenvolver entre -2300 e -1550 na península balcânica, projeção meridional de terras montanhosas na parte oriental do Mediterrâneo (seta vermelha no mapa supra), e floresceu durante os Períodos Arcaico e Clássico, entre -750 e -323.

A finalidade deste mini-Atlas é localizar os principais acidentes geográficos e as mais importantes comunidades da Grécia Antiga que, durante a Antiguidade, ocuparam diversas áreas às margens do Mar Mediterrâneo e do Mar Negro.

Para facilitar a consulta, mapas e imagens de satélite do Portal foram agrupados de acordo com a região e com outros temas. Selecione primeiro o tópico, dentre as opções acima e, a seguir, o mapa.