geografia310 palavras

As antigas regiões gregas

O Mediterrâneo visto do céuO Mediterrâneo visto do céu

Os antigos gregos ocuparam inicialmente a península balcânica e as ilhas do Mar Egeu e só mais tarde se deslocaram para outras regiões.

Durante os diversos movimentos de expansão marítima, fundaram comunidades em Chipre, na costa ocidental da Ásia Menor, nas margens do Mar Negro, no sul da Itália, na Sicília, no norte da África e no sul da França atual.

Já na Antiguidade os territórios gregos eram informalmente divididos em regiões, definidas às vezes por limites físicos bem delimitados, como rios e cadeias de montanhas, ou pelo território ocupados em tempos remotos por aldeias com identidade cultural comum.

Muitas regiões são citadas nos mitos gregos, o que leva a crer que algum tipo de regionalização já existia em tempos remotos, certamente definida por laços tribais e limites naturais.

Em épocas históricas, antes mesmo dos historiadores e geógrafos gregos propriamente ditos, antigas menções e descrições geográficas podem ser encontrados na Ilíada e na Odisseia, os mais antigos textos gregos que sobreviveram. Aquiles, por exemplo, delimita Troia, o reino de Príamo, deste modo (Il. 24.544-5):

ὅσσον Λέσβος ἄνω Μάκαρος ἕδος ἐντὸς ἐέργει 545 καὶ Φρυγίη καθύπερθε καὶ Ἑλλήσποντος ἀπείρων, O quanto se estende além de Lesbos, morada de Macar, 545 ao norte da Frígia e do Helesponto sem limites,

É verdade que a maior parte das referências homéricas é vaga, confusa e ainda não bem esclarecida (especialmente na Odisseia), mas o Catálogo das Naus do Livro II da Ilíada (2.494-785) pode ser considerado, sem dúvida, o mais antigo compêndio de regiões gregas que chegou até nossos dias.

Após a Idade das Trevas, alianças políticas criaram também unidades geopolíticas que transcenderem barreiras naturais, e.g. a hexápolis dórica no sudoeste da Ásia Menor, e a Jônia, no noroeste.

Note-se que algumas das antigas regiões gregas, especialmente as da Grécia Central e do Peloponeso, ainda fazem parte do desenho geopolítico da Grécia moderna.