O geométrico recente
Entre
Imagens esquemáticas, desenhadas praticamente sem perspectiva e altamente estilizadas, com frequência formavam cenas reconhecíveis da vida comum, mas não é possível afirmar que essa ou aquela cena representa os episódios míticos popularizados nos séculos seguintes. A presença de centauros em algumas obras, no entanto, parece indicar que os mitos gregos já inspiravam os artistas da época.
E ornamentos puramente geométricos ainda recobriam, não obstante, boa parte da superfície de vasos de diversos tamanhos.
Ática
Nas últimas décadas do século
Painéis com desfiles, cenas musicais, batalhas e navios em viagem são particularmente impressionantes. Duas cenas fúnebres são emblemáticas desse período: a lamentação (gr.
Em Atenas, que aparentemente esteve na vanguarda das inovações, é possível reconhecer o estilo de alguns pintores ou de alguns grupos. Não sabemos o nome de nenhum deles, mas os eruditos recorrem a uma série de apelidos para
Outras regiões
Na Ática, o estilo geométrico recente perdurou até
A influência dos ceramistas e decoradores atenienses é generalizada, embora a preponderância de vasos de figuras, de cenas ou de motivos geométricos varie muito de região para região. Na Eubeia, predominam detalhadas cenas com homens e com animais, e o Pintor de Cesnola (c.
Nas Cíclades, notadamente em Paros e em Tera, predominavam representações estilizadas de rodas, círculos e aves; na Argólida, de homens e cavalos; em Creta e em diversas ilhas, de aves. E o misterioso Grupo de Tapsos, presente em Delfos, Tebas, Peloponeso e Sicília, decorou diversos vasos com cenas náuticas.
Um fragmento de cratera de Ísquia, ilha povoada por imigrantes da Eubeia, traz parte do nome do mais antigo ceramista / pintor grego conhecido (Fig. 0177). A inscrição contém, da direita para a esquerda, a fórmula que se tornaria comum nos séculos seguintes: [...]