O Minoico Recente
Depois da grande catástrofe de
Ao longo do Minoico Recente (Tab. 1) os palácios de Cnossos, Festos,
Mália e Zakros nunca cessaram de receber reparos e sofrer modificações periódicas; o mesmo vale para as mais importantes casas urbanas ou rurais (Agia
Tríada, Tilissos, Nirou Khani, Pirgos, Vathypetro, etc.), algumas das quais eram
verdadeiros
Isso se deu, possivelmente, em decorrência de distúrbios naturais (terremotos, incêndios...) de menor intensidade.
Minoico Recente I-II
O palácio de Cnossos, que dominava uma vasta planície, continuou a ser o maior e
mais imponente de todos. Em
Nessa época, o palácio ocupava uma área de
Gúrnia ilustra bem o aspecto típico de uma cidade provinciana. Por volta de
pequeno palácio
situado na parte sudoeste da cidade. Uma rua
estreita separava o palácio das casas, o que implica o estreito relacionamento entre
governante e governados
(Pedley, 1998).
A sociedade minoica continuou a ser governada por uma elite dirigente a partir dos
grandes palácios e, possivelmente, dos casas de
campo
mais imponentes. A escrita linear
A, utilizada provavelmente para fins administrativos como sua sucessora, a
linear B, continuou em uso até
Lendas gregas relatadas mil anos mais tarde por Heródoto, Tucídides e Baquílides
falam de um Rei Minos
que possuía uma frota poderosa, acabou com os piratas das ilhas
egeias e lá instalou seus 'filhos' (Th. os chefes de Keftiu e das ilhas no meio do
oceano
. Mas, contra essa tradição da talassocracia colônias minoicas
.
Passagens selecionadas
- Tucídides / História da Guerra do Peloponeso 1.4 e 1.8.2
Há também evidências de contatos comerciais intensivos entre os cretenses e quase
todas as regiões da Grécia Continental, litoral da Ásia Menor (Troia, Mileto, Iasos,
Vathy, Tigani), Chipre, Síria, Palestina e Egito. Eram importadas, principalmente,
matéria-primas como cobre, ouro, prata, marfim, madeira, obsidiana, pedras preciosas e
A queda dos palácios minoicos
Logo após a erupção de Tera, habituados a desastres naturais, os cretenses
continuaram vivendo normalmente até
De qualquer modo, independentemente da razão, em
O Minoico Recente III
Depois da destruição final do palácio de Cnossos
Creta foi poupada, aparentemente, das devastações generalizadas que caracterizaram o último século do Bronze Recente. Há evidências, porém, de fragmentação política e de acentuação das características regionais na cultura material.
A cultura minoica do Bronze Recente
A arte de Creta atingiu o apogeu entre
Os afrescos minoicos, caracterizados pelo naturalismo, pelo movimento e pela
graciosidade, recobriram as paredes dos palácios e casas mais importantes até
Selos cretenses de vários formatos esculpidos em metal e em pedras semi-preciosas
foram recuperados pelos arqueólogos em grande quantidade. Nos exemplares confeccionados
até Depois
da destruição de Cnossos a arte da gravação em Creta declinou rapidamente
(Higgins, 1981).
Caixões de terracota pintada, às vezes moldados em forma de banheira e comuns em
Creta após a conquista micênica, eram ainda decorados, muitas vezes, com temas
puramente cretenses. Algumas estatuetas de terracota de
Uma das mais notáveis características da cultura minoica é a aparente posição de
destaque que as mulheres tinham na sociedade. A julgar pela sua representação nas
pinturas, desfrutavam de ampla liberdade, podiam
Talvez a importância da mulher resultasse do destacado papel das divindades femininas na religião minoica, fato observado já no Minoico Médio. O touro, figura igualmente notável, era presença constante em afrescos, sinetes, estatuetas votivas, vasos de pedra e de metal. Em diversas obras de arte há duas outras imagens importantes na religião minoica: o machado duplo e os “cornos de consagração”, estes certamente uma representação estilizada dos chifres do touro. Na falta de registros escritos, infelizmente, não sabemos exatamente qual era seu papel no culto.
Assim como no período anterior, a prática religiosa se dava em pequenos templos nos
palácios e casas maiores, em santuários e altares localizados em lugares elevados e nas
grutas. Constava, notadamente, do oferecimento de sacrifícios, libações e estatuetas de
bronze e terracota com representações de animais. Algumas estatuetas representam os
fiéis fazendo suas preces com os dois braços elevados, ou com a mão direita apoiada na
cabeça. Uma cena pintada em um sarcófago de Agia Triada e datado de
A forma mais comum de sepultamento era o túmulo de câmara