A presença da cultura grega é perceptível em quase todas as áreas do conhecimento.
Basílica de São Pedro, Roma
Os gregos emergiram dentre as populações estabelecidas na península balcânica por volta de de 2300 aC. e, desde 1400 aC, têm influenciado as civilizações do Mediterrâneo.
Com a conquista macedônica da Grécia em meados do IV aC e a dominação romana em II aC, a civilização grega se espalhou e, em poucos séculos, se tornou a base da cultura Ocidental.
arte
Padrões de beleza estabelecidos no Período Clássico ainda hoje guiam os cânones da arte ocidental. Diversos elementos gregos estão presentes, por exemplo, em edificações modernas como o Museu do Ipiranga, em São Paulo.
ciências
Os gregos foram os primeiros a se se preocupar com explicações racionais para os fatos observados e lançaram os fundamentos de várias ciências. A medicina, por exemplo, ainda é eminentemente grega tanto na forma quanto no método.
filosofia
Vêm da Grécia muitos conceitos sobre a natureza do Universo e do conhecimento, e sobre a maneira mais sábia de viver. Esses elementos permeiam várias doutrinas religiosas ainda atuantes,
dentre elas o cristianismo.
história
Instituições políticas como a tirania e a democracia, implementadas pelos gregos há 2.500 anos, existem até hoje.
língua
Devemos aos gregos a representação das vogais dos alfabetos latinos, assim como várias palavras e expressões: “democracia”, “olimpíada”, “amor platônico” etc.
Medeia, de Eurípi-
des. Cartaz, 1898
literatura
Da Grécia vieram quase todos os gêneros literários do Ocidente: a poesia épica, a
poesia lírica, a tragédia, a comédia, o romance, a oratória, a sátira... Obras escritas há mais de 20 séculos, como a tragédia Medeia, de Eurípides, são ainda lidas, representadas em teatros ou levadas às telas pelo cinema.
mitologia
Episódios e narrativas lendárias da antiga Grécia inspiram numerosas obras modernas, e.g. a telenovela brasileira Mandala (1987/1988), que recontou e adaptou o mito de Édipo.
música
Só documentos musicais bastante fragmentários sobreviveram aos séculos. É uma das poucas contribuições gregas que ainda não podemos dimensionar corretamente.
religião
Modernos festivais de teatro, de cinema e de música seguem antigos concursos que ocorriam durante festivais religiosos gregos. O mesmo
vale para competições atléticas como os jogos olímpicos modernos, revividos no fim do século XIX em moldes muito semelhantes
às competições do santuário de Zeus em Olímpia entre 776 aC e 393 dC.