A arte clássica
O Período Clássico marca o amadurecimento e o apogeu da arte grega praticamente em todas as formas artísticas.
As principais características das obras de arte desse período são a representação naturalista da figura humana e o recurso a formas idealizadas de homens e mulheres em movimento.
Esses princípios podem ser observados com toda a nitidez na escultura: estátuas e relevos de homens e deuses em diferentes poses, atletas em pleno movimento e mulheres com vestes esvoaçantes enfeitam vários locais.
Os templos dóricos e jônicos assumiram dimensões cada vez mais monumentais e Atenas se tornou o principal centro cultural do período. Ictino, um dos arquitetos do parthenon, introduziu entre
Do final do Período Clássico datam numerosos edifícios comunitários, como tesouros, teatros, munumentos e mausoléus. O planejamento racional das cidades, que chamamos atualmente de “urbanismo”,
Poucas pinturas sobreviveram. A cerâmica decorada com a técnica de “figuras vermelhas” e as cenas
desenhadas sobre fundo branco
O trabalho em metal teve desenvolvimento sem precedentes e numerosas estátuas de bronze de diversos tamanhos chegaram até nós. Artes menores como a joalheria e a cunhagem de moedas, contudo, evoluíram pouco em relação ao Período Arcaico.