literatura420 palavras

Eliano

Κλαύδιος Αἰλιανός Aelianus Ael.

“Sofista” ou rétor[1] romano que escreveu suas obras em grego.

Eliano, também conhecido por Claudius Aelianus[2], era romano (VH 2.38; 12.25; 14.45) de Preneste (atual Palestrina).

Vida

Nasceu entre 161 e 177 e faleceu com pouco mais de 60 anos, entre 222 e 238[3].

Deve ter tido excelente educação na juventude, fácil acesso a textos gregos e, mais ou menos entre 190 e 197, estudou com o sofista/rétor Pausânias de Cesareia. Durante algum tempo, ensinou retórica — ou fazia apresentações públicas de peças oratórias; logo, porém, passou a se dedicar apenas a seus escritos.

miniaturaOrador / rétor romano desconhecido

Segundo a Suda, era ἀρχιερεύς, ‘sumo sacerdote’, mas não sabemos de qual divindade e nem se exercia o cargo em Roma ou em Preneste. Filóstrato de Atenas, seu contemporâneo, alega que ele nunca saiu de Roma, mas uma passagem do próprio Eliano (NA 11.40) sugere que ele esteve em Alexandria.

De acordo com Filóstrato, que o associou ao movimento denominado “Segunda Sofística”, ele falava e escrevia o dialeto ático com perfeição, mas os eruditos modernos discordam (e.g. Wilson 1997, p. 3-4).

Nunca se casou, aparentemente; e nada mais sabemos de sua vida.

Filóstrato, Vidas dos sofistas 2.31 (sæc. II/III); Suda s.v. Αἰλιανός.

Obras

Suas obras mais importantes, ‘Da natureza dos animais’ (gr. Περὶ ζῴων Ἰδιότητος) e ‘Histórias diversas’ (gr. Ποικίλη ἱστορία), esta inacabada, chegaram até nós. Ambas contêm breves anedotas, fábulas, descrições e relatos fantásticos selecionados do texto de autores mais antigos e, portanto, se enquadram no gênero paradoxográfico[4]. Eram dirigidas, obviamente, a um público culto e sedento de informações variadas.

Dispomos também de vinte cartas imaginárias que abordam questões ligadas à vida rural e à agricultura. De acordo com o título dos manuscritos — ἐκ τῶν Αἰλιανοῦ ἀγροικικῶν ἐπιστολῶν, ‘das cartas rústicas de Eliano’ —, elas foram retiradas de uma coleção mais numerosa.

Duas outras obras de Eliano, Περὶ προνοίας, ‘Da providência’ e Περὶ θείων ἐναργείων, ‘Das manifestações dos deuses’, são conhecidas através de fragmentos.

Textos

Sinopses

Disponíveis no Portal:

Edições

Para manuscritos, edições e traduções, ver obras isoladas.