Lamentação fúnebre

-520/-510
Placa de terracota pintada com figuras negras

No fim do século -VI, placas de terracota como essa decoravam com frequência a parece de tumbas. Elas eram tipicamente decoradas com imagens que evocavam mitos e costumes de antigas práticas funerárias gregas.

Uma lamentação pelo morto está representada na parte superior da placa. Depois de banhado e vestido, o falecido era colocado em um esquife elevado, com os pés voltados para a porta; as duas almofadas sob a cabeça evitavam que suas mandíbulas ficassem abertas. As pranteadoras, de pé em cada lado do esquife, gesticulam com a mão e puxam o cabelo. Os pranteadores elevam o braço direito. No registro inferior, três quadrigas (carruagens com quatro cavalos) correm para a direita; cada um dos condutores usa um quíton branco cinturado.

As cenas de lamentação, com ou sem cortejo fúnebre, são temas recorrentes na arte funerária ática. A iconografia da lamentação remonta ao Período Micênico e a do cortejo, que evoca os jogos instituídos em honra de heróis legendários (e.g. livro 23 da Ilíada), ao início do Período Arcaico.

Legenda original Terracotta funerary plaque. Period: Archaic. Date: ca. 520-510 B.C. Culture: Greek, Attic. Medium: Terracotta; black-figure. Dimensions: Overall: 10 1/4 x 14 1/4 x 3/8 in. (26 x 36.2 x 0.9 cm). Classification: Terracottas. Credit Line: Rogers Fund, 1954. Accession Number: 54.11.5.

registro nº0751
nº inventário54.11.5
licença de usodomínio público
abreviaturaNew York 54.11.5