Græcia Antiqua INTRODUÇÃOARTECIÊNCIASFILOSOFIAGEOGRAFIAHISTÓRIALÍNGUALITERATURAMITOLOGIAMÚSICARELIGIÃO

Trácia e Calcídica

... ainda falta muito!...
MINUTA / ESBOÇO...
r
 
Vestígios arqueológicos de Olinto

A montanhosa Trácia (gr. Θρᾴκη) foi povoada por populações indo-europeias não gregas. Formada por uma faixa de terra situada a leste da Calcídica e que contorna a parte norte-nordeste do Egeu setentrional. A oeste fica o Rio Nestos e, a leste, a Ásia Menor.

Fig. 0142

O clima é continental, semelhante ao da Macedônia e da Europa Oriental. Consta que muitas ilhas do Egeeu setentrional foram inicialmente colonizadas pelos trácios.

A mais importante cidade grega da região foi Abdera.

A Calcídica (gr. Χαλκιδική), no extremo leste, é uma península extensa e cheia de promontórios que se projeta na parte setentrional do Mar Egeu e foi incorporada pela Macedônia no Período Clássico.

As cidades mais importantes foram Neápolis, Krenides (Filipi), Anfípolis, Tessalônica, Aigas, Pela. Na Antiguidade, ricas jazidas de ouro foram exploradas perto de Neápolis.

Importantes vestígios arqueológicos do Período Arcaico e do Período Clássico foram descobertos em Olinto no início do século XX, e têm grande importância para o estudo da arquitetura antiga.

[ em andamento... ]

Créditos das ilustrações

i0057Vestígios arqueológicos de Olinto → Ver comentários.
0142Wilson A. Ribeiro Jr., 2016. Created with mapchart.net. → / CC BY-NC-ND 4.0.

Imprenta

Artigo nº 1097
Esboço preparado em 29/06/2002.
Licença: CC BY-NC-ND 4.0
Como citar esta página:
RIBEIRO JR., W.A. Trácia e Calcídica. Portal Graecia Antiqua, São Carlos. URL: greciantiga.org/arquivo.asp?num=1097. Consulta: 25/03/2017.
 
Portal Grécia Antiga ISBN 1679-5709 On-line desde 04/11/1997 f   t   i   i Sobre o Portal Ajuda FAQs Mapa do site Termos de uso 19/02/2017 ← novidades Contato Outras páginas do autor
 Wilson A. Ribeiro Jr., 1997-2017