Græcia Antiqua INTRODUÇÃOARTECIÊNCIASFILOSOFIAGEOGRAFIAHISTÓRIALÍNGUALITERATURAMITOLOGIAMÚSICARELIGIÃO

As Cíclades

... faltam algumas partes!
EM CONSTRUÇÃO...
c

As Cíclades receberam esse nome porque as ilhas se dispõem em forma de círculo (gr. κύκλος) ao redor da ilha de Delos, mítico local de nascimento do deus.

A oeste ficam as ilhas de Ceos, Citnos, Sérifos, Sifnos, Cimolos, Melos e Folegandros; a leste, Tenos, Miconos, Delos, Siros, Paros, Naxos, Ios, Amorgos, Tera e Anafe.

Fig. 0165. As principais ilhas das Cíclades e do Dodecaneso.

Todas são de pequena extensão, têm origem predominantemente vulcânica e resultam de movimentos de aproximação da placa tectônica africana em direção à Europa. Muitas são também ricas em calcáreos e mármore e todas são montanhosas e áridas, porém com bons portos naturais.

Desde a Idade do Bronze as Cíclades atuaram como ponto estratégico de apoio ao intensivo comércio marítimo entre a Grécia Continental e a Ásia Menor, notadamente Melos e Naxos. Durante o Bronze Antigo as ilhas tinham cultura própria, mas posteriormente caíram sob a influência dos minoicos e dos micênios.

Na Antiguidade, algumas ilhas se destacaram igualmente pelos seus minérios: a obsidiana[1] de Melos, o ouro e a prata de Sifnos, o mármore de Paros. As comunidades historicamente mais importantes foram as das ilhas de Ceos, de Delos, sede de importante culto dedicado a Apolo, com um famoso oráculo, de Naxos, de Paros, de Tera e de Melos.

[ em andamento... ]

Outras iluminuras

 
Santuários e templos de Delos.
In situ
 
A ilha de Tera vista do céu.
 
A caldeira da ilha de Tera.
In situ

Notas

  1. A obsidiana é uma rocha vulcânica de cor negra e aspecto vitrificado, muito utilizada na confecção de facas, pontas de flecha e outros artefatos durante o Paleolítico, Mesolítico, Neolítico e Idade do Bronze. No Egeu, a principal fonte de obsidiana era a ilha de Melos, nas Cíclades.
    Imagem: lâminas de obsidiana de Melos, Cíclades. Zdeněk Kratochvíl, CC BY-SA 4.0.

Créditos das ilustrações

0165Contorno: “Fut.Perf.”, 2009. Dados: Wilson A. Ribeiro Jr., 2017. Fonte: Wikimedia Commons/ Domínio público.
i0436Santuários e templos de Delos → Ver comentários.
i0567A ilha de Tera vista do céu → Ver comentários.
i0687A caldeira da ilha de Tera → Ver comentários.

Imprenta

Artigo nº 1024
iniciado em 27/08/2006.
Licença: CC BY-NC-ND 4.0
Como citar esta página:
RIBEIRO JR., W.A. As Cíclades. Portal Graecia Antiqua, São Carlos. URL: greciantiga.org/arquivo.asp?num=1024. Consulta: 23/04/2017.
 
Portal Grécia Antiga ISBN 1679-5709 On-line desde 04/11/1997 f   t   i   i Sobre o Portal Ajuda FAQs Mapa do site Termos de uso 25/03/2017 ← novidades Contato Outras páginas do autor
 Wilson A. Ribeiro Jr., 1997-2017