Græcia Antiqua INTRODUÇÃOARTECIÊNCIASFILOSOFIAGEOGRAFIAHISTÓRIALÍNGUALITERATURAMITOLOGIAMÚSICARELIGIÃO

As Cíclades

... faltam algumas partes!
EM CONSTRUÇÃO...
c

As Cíclades receberam esse nome porque as ilhas do arquipélago se dispõem em forma de círculo (gr. κύκλος) ao redor da ilha de Delos, mítico local de nascimento do deus Apolo.

Dentre as mais importantes, Ceos, Citnos, Sérifo, Sifno e Melos ficam a oeste; Paros e Naxos, mais ou menos no centro; Tera, ao sul; e Amorgos, a leste.

Fig. 0165. As principais ilhas das Cíclades e do Dodecaneso.

Todas são de pequena extensão, têm origem predominantemente vulcânica e resultam de movimentos de aproximação da placa tectônica africana em direção à Europa. Muitas são também ricas em calcáreos e mármore e todas são montanhosas e áridas, porém com bons portos naturais.

Desde a Idade do Bronze as Cíclades atuaram como ponto estratégico de apoio ao intensivo comércio marítimo entre a Grécia Continental e a Ásia Menor, notadamente Melos e Naxos. Durante o Bronze Antigo as ilhas tinham cultura própria, mas posteriormente caíram sob a influência dos minoicos e dos micênios.

Na Antiguidade, algumas ilhas se destacaram igualmente pelos seus minérios: a obsidiana[1] de Melos, o ouro e a prata de Sifnos, o mármore de Paros. As comunidades historicamente mais importantes foram as das ilhas de Ceos, de Delos, sede de importante culto dedicado a Apolo, com um famoso oráculo, de Naxos, de Paros, de Tera e de Melos.

 

Iluminuras complementares

Notas

  1. A obsidiana é uma rocha vulcânica de cor negra e aspecto vitrificado, muito utilizada na confecção de facas, pontas de flecha e outros artefatos durante o Paleolítico, Mesolítico, Neolítico e Idade do Bronze. No Egeu, a principal fonte de obsidiana era a ilha de Melos, nas Cíclades.
    Imagem: lâminas de obsidiana de Melos, Cíclades. Zdeněk Kratochvíl, CC BY-SA 4.0.

Créditos das ilustrações

f0165Contorno: “Fut.Perf.”, 2009. Dados: Wilson A. Ribeiro Jr., 2017. Fonte: Wikimedia Commons/ Domínio público.
i0436Santuários e templos de Delos → Ver comentários.
i0567A ilha de Tera vista do céu → Ver comentários.
i0687A caldeira da ilha de Tera → Ver comentários.

Imprenta

Artigo nº 1024, iniciado em 27/08/2006.
Licença: CC BY-NC-ND 4.0
Como citar esta página:
RIBEIRO JR., W.A. As Cíclades. Portal Graecia Antiqua, São Carlos. URL: greciantiga.org/arquivo.asp?num=1024. Consulta: 22/08/2019.
 
Portal Grécia Antiga ISBN 1679-5709 On-line desde 04/11/1997 f   t   i Sobre o Portal Ajuda FAQs Mapa do site Termos de uso 13/08/2019 ← novidades Contato Outras páginas do autor Créditos
 Wilson A. Ribeiro Jr., 1997-2019