Græcia Antiqua INTRODUÇÃOARTECIÊNCIASFILOSOFIAGEOGRAFIAHISTÓRIALÍNGUALITERATURAMITOLOGIAMÚSICARELIGIÃO

Edições modernas de textos gregos

 
Texto grego e latino do juramento de Hipócrates

O que diferencia uma edição antiga de uma a edição moderna dos textos clássicos, gregos e latinos?

De maneira geral, as edições antigas eram copiadas manualmente durante a Idade Média europeia e durante o Período Bizantino, a princípio em rolos de papiro, posteriormente em códices de pergaminho. As edições modernas, por sua vez, começaram durante o Renascimento cultural europeu, com a redescoberta da cultura clássica, e eram impressas em papel.

A primeira edição impressa de um texto grego (ou latino) é chamada de editio princeps; as edições subsequentes, ou reedições, via de regra se baseiam nessa primeira edição. Uma dessas reedições, em geral a mais completa e a de melhor qualidade, costuma ser considerada a edição padrão do texto, e a ela recorrem os eruditos para seus estudos.

Atualmente, edições padrão de quase todos os textos gregos, assim como edições mais leves, menos eruditas e de caráter mais ou menos didático, estão disponíveis em várias línguas modernas. Algumas dessas edições são bilíngues e têm o texto grego ao lado da tradução; outras têm apenas a tradução.

Traduções efetuadas diretamente do original podem ser encontradas inglês, francês, espanhol, italiano e, em menor escala, também em português.

Compras pela Web

Praticamente todos os textos gregos disponíveis no catálogo das editoras podem ser adquiridos pela Web. Nos links externos desta sinopse há uma pequena lista de livrarias que aceitam pagamento por cartão de crédito internacional e enviam o livro para qualquer lugar do mundo.

Note-se que a Amazon e a Barnes & Noble têm busca automática para sites de livros usados, e que Google Books tem um grande acervo de edições que podem ser visualizadas em parte ou totalmente; as de domínio público podem ser baixadas em formato pdf.

Créditos das ilustrações

i0852Texto grego e latino do juramento de Hipócrates → Ver comentários.

Em outras partes do Portal

Links externos

Imprenta

Artigo nº 0016
publicado em 07/01/1998. Atualização: 15/06/2009.
Licença: CC BY-NC-ND 4.0
Como citar esta página:
RIBEIRO JR., W.A. Edições modernas de textos gregos. Portal Graecia Antiqua, São Carlos. URL: greciantiga.org/arquivo.asp?num=0016. Consulta: 17/08/2017.
 
Portal Grécia Antiga ISBN 1679-5709 On-line desde 04/11/1997 f   t   i   i Sobre o Portal Ajuda FAQs Mapa do site Termos de uso 30/04/2017 ← novidades Contato Outras páginas do autor
 Wilson A. Ribeiro Jr., 1997-2017