introdução340 palavras

Edições eletrônicas de textos gregos

Bordas decoradas com esfinges e CilaBordas decoradas com esfinges e Cila

Em consonância com as modernas tecnologias de divulgação de obras escritas, os antigos textos gregos têm sido disponibilizados em formato eletrônico, tanto em meios físicos (e.g. CD-ROM) como em meios virtuais (Web).

Fontes apropriadas para a visualização e digitação de textos gregos antigos em computadores, agora em conformidade com o padrão Unicode, acompanharam necessariamente essa evolução.

TLG

tlg
Fig. 0044. Abridged Online TLG.

O TLG — Thesaurus Linguae Graecae — é um centro de pesquisa sediado em Irvine, na Universidade da Califórnia (EUA). Desde 1972 até o presente, o TLG reuniu e digitalizou quase todos os textos literários gregos conhecidos, desde Homero até a queda de Bizâncio (AD 1453).

O corpus era disponibilizado em CD-ROM, adquirido mediante licença de 5 anos, até 2001. Os textos podem ser acessados através de programas externos como o Διογένης, de P.J. Heslin, e o TLG WorkPlace, da Silver Mountain Software. De lá para cá, os textos precisam ser acessados on line, também mediante assinatura. O valor é relativamente alto: US$ 100 por ano (ou US$ 400 por 5 anos) para assinantes individuais.

Um subcorpus de 900 trabalhos de 67 importantes autores, conhecido por Abridged TLG, contém textos de edições padrão relativamente antigas, mas está aberto ao público:

Inscrições gregas e textos de papiros

0045-greek-inscription-search
Fig. 0045. Searchable Greek Inscriptions.

O Packard Humanities Institute comercializa o PHI CD-ROM #7[1], com inscrições gregas e textos encontrados em papiros, óstracos[2] e outros meios físicos. Além do CD-ROM, é necessário um software especial para acessar os textos, como o Διογένης, de P.J. Heslin, e o Musaios, de D.J. Dumont.

As mais importantes inscrições podem ser consultadas online, gratuitamente:

O texto dos papiros gregos pode ser encontrado no site Papyri.info, alimentado pelo APIS, pelo Duke Data Bank of Documentary Papyri e outros repositórios mantidos por diversas universidades e instituições.

Outros repositórios importantes, disponíveis em páginas da Web, estão relacionados nos links externos.